Robô camaleão troca de cor com tecnologia inovadora criada na Coreia do Sul

Material pode ser útil para roupas, carros e camuflagens de militares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Minwoo Park
SEUL | REUTERS

Pesquisadores sul-coreanos anunciaram o desenvolvimento de um material parecido com pele, inspirado na biologia natural, capaz de rapidamente adaptar sua coloração para se assemelhar a seu entorno, como um camaleão.

A equipe, liderada por Ko Seung-hwan, professor de engenharia mecânica na Universidade Nacional de Seul, criou a "pele" com uma tinta especial que muda de cor conforme a temperatura e é controlada por finos aquecedores flexíveis.

Três robôs que imitam um camaleão estão dispostos lado a lado, mostrando metade do cor de uma cor e metade de outra. O primeiro é metade verde e metade vermelho. O segundo é quase inteiramente verde, com a ponta do rabo vermelha. O terceiro é metade azul e metade verde.
Robô camaleão durante três trocas de cores; material muda conforme o tom em que o objeto é disposto - Ko Seung-hwan/Divulgação/Reuters

"Se você usar um uniforme com camuflagem de floresta no deserto, será facilmente avistado", disse Ko à Reuters. "Mudar de cor e desenhos ativamente, conforme seu entorno, é chave para a tecnologia de camuflagem que criamos."

Ko e a equipe demonstraram a tecnologia --cristal líquido termocrômico (TLC na sigla em inglês) e aquecedores de nanofio de prata multicamadas empilhadas verticalmente-- usando um robô com sensores que detectam cores. Quaisquer cores que os sensores "vissem" ao seu redor, a pele tentava imitar.

Robô que imita um camaleão, na cor verde escura, feito de um material semelhante ao plástico, com olhos artificiais, também plásticos, nas laterais
Robô recoberto de material que muda de cor em laboratório na Coreia - Minwoo Park/Reuters

Em um vídeo, o robô deslizou sobre pisos vermelho, azul e verde, mudando de cor instantaneamente para combinar com o fundo.

"A informação de cor detectada pelos sensores é transferida para um microprocessador e então para aquecedores de nanofio de prata. Quando eles atingem uma determinada temperatura, a camada de cristal líquido termodinâmico muda de cor", disse Ko.

A espessura total da pele artificial multicamadas flexível tem menos de cem micrômetros —mais fina que um cabelo humano. Ao acrescentar camadas de nanofio de prata adicionais em formas simples como pontos, linhas ou quadrados, a pele pode criar desenhos complexos.

Homem, de pé, segura com as duas mãos um robô em formato de camaleão
Engenheiro Ko Seung-hwan segura o robô camaleão em seu laboratório em Seul - Minwoo Park/Reuters

"A pele flexível pode ser desenvolvida em um dispositivo 'vestível' e ser usada em roupas, uniformes militares de camuflagem, exterior de carros e prédios, para fins estéticos e futura tecnologia de demonstração", explicou Ko.

A pesquisa foi publicada na revista Nature Communications em agosto.

Tradução de Luis Roberto Mendes Gonçalves​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.