Veja os ganhadores do Nobel de Física nos últimos dez anos

Prêmio atribuído nesta terça (4) foi para pesquisas sobre emaranhamento quântico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estocolmo (Suécia) | AFP

Lista dos vencedores do Prêmio Nobel de Física nos últimos 10 anos, que nesta terça-feira (4) foi atribuído ao francês Alain Aspect, ao americano John F. Clauser e ao austríaco Anton Zeilinger.

2022: Alain Aspect (França), John F. Clauser (Estados Unidos) e Anton Zeilinger (Áustria), por suas pesquisas em física quântica, que possibilitam novos caminhos para tecnologias e abre novas possibilidades teóricas sobre o campo de estudo.

2021: Syukuro Manabe (Japão/Estados Unidos) e Klaus Hasselmann (Alemanha), por seus trabalhos nos modelos físicos da mudança climática; e Giorgio Parisi (Itália), por sua contribuição à denominada teoria dos sistemas complexos.

Em destaque, em um telão aparece a fotografia dos pesquisadores Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi, vencedores do Nobel de Física
Membros do Comitê e o Secretário Geral da Real Academia Sueca anunciam os vencedores do Nobel de Física 2021, os pesquisadores Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi - Reuters

2020: Roger Penrose (Reino Unido), Reinhard Genzel (Alemanha) e Andrea Ghez (EUA) por suas pesquisas sobre os buracos negros e os segredos de nossa galáxia.

2019: James Peebles (Canadá-Estados Unidos) e Michel Mayor e Didier Queloz (Suíça) por suas descobertas teóricas em cosmologia física e pela descoberta de um exoplaneta.

2018: Arthur Ashkin (Estados Unidos), Gérard Mourou (França) e Donnna Strickland (Canadá) por suas pesquisas no campo do laser que abriram o caminho para a criação de instrumentos de precisão avançada na medicina e na indústria.

2017: Rainer Weiss, Barry Barish e Kip Thorne (Estados Unidos) pela observação das ondas gravitacionais, que confirma uma previsão de Albert Einstein em sua teoria geral da relatividade.

2016: David Thouless, Duncan Haldane e Michael Kosterlitz (Reino Unido) por seus trabalhos sobre os isolantes topológicos, materiais "exóticos" que podem permitir em um futuro mais ou menos próximo criar computadores superpotentes.

2015: Takaaki Kajita (Japão) e Arthur B. McDonald (Canadá), pela descoberta das oscilações dos neutrinos, que demonstram que estas enigmáticas partículas têm massa.

2014: Isamu Akasaki e Hiroshi Amano (Japão) e Shuji Nakamura (Estados Unidos), inventores do diodo emissor de luz (LED).

2013: François Englert (Bélgica) e Peter Higgs (Reino Unido), por trabalhos sobre o bóson de Higgs, também conhecido como 'partícula de Deus'.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.