Descrição de chapéu oriente médio

Arqueólogos encontram prensas de vinho de mais de 2.700 anos no Iraque

Descoberta ocorreu em dois sítios arqueológicos de restos da época do rei Sargão 2º (721-705 a.C.) e de seu filho Senaqueribe

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

Arqueólogos italianos e curdos anunciaram neste domingo (24) a descoberta de prensas para a produção de vinho e baixos-relevos esculpidos no Iraque, da época dos reis assírios, há 2.700 anos.

Estes restos foram encontrados por uma missão conjunta entre arqueólogos italianos e o Diretório de Antiguidades em Dohuk, Curdistão iraquiano, em dois sítios arqueológicos de restos da época do rei Sargão 2º (721-705 aC) e de seu filho Senaqueribe, que o sucedeu.

Perto do sítio arqueológico de Khini, foram descobertos os restos de "uma oficina de vinho de tamanho industrial" construída no século 7 a.C., disse à AFP Daniele Morandi Bonacossi, codiretor italiano da equipe.

A imagem mostra os restos de uma antiga fábrica de vinho descoberta no Iraque
A imagem mostra os restos de uma antiga fábrica de vinho descoberta no Iraque - Terra Di Ninive/AFP

"Encontramos 14 prensas de vinho usadas para espremer uvas e extrair seu líquido e depois transformá-lo em vinho", disse o especialista, que especificou ser a primeira descoberta desse tipo no Iraque.

No sítio arqueológico de Faida, no norte, também encontraram um canal de irrigação com nove quilômetros de extensão.

Nas paredes do canal, descobriram "doze baixos-relevos monumentais", de finais do século 8 a.C. ou início do século 7 a.C., com cinco metros de largura e dois de altura.

Segundo os arqueólogos, foram construídos a pedido de Sargão 2º ou de seu filho.

Cada um deles "representa o rei assírio orando diante dos deuses", explicou Bonacossi, sobre os baixos-relevos nos quais aparecem "as sete divindades mais importantes do panteão assírio, representadas em forma de estátua".

"As estátuas são carregadas por animais sagrados (...). Ishtar, a deusa do amor e da guerra, está em cima de um leão", disse o arqueólogo da Universidade de Udine, na Itália.

O Iraque representa o berço das civilizações da Suméria, Acádia, Babilônia e Assíria, inventores dos primeiros tipos de escrita e das primeiras cidades sedentárias.

Fábrica de vinho de 1.500 anos

Há menos de dez dias, as autoridades israelenses apresentaram os vestígios de um complexo de produção de vinho da época bizantina localizado no sul do país, perto da Faixa de Gaza, que seria o maior de sua época, com uma produção anual de 2 milhões de litros.

Dentro de escavações realizadas em Yavne, os arqueólogos desenterraram, nos últimos dois anos, um vasto local de produção de vinho de 1.500 anos. Lá, encontraram grandes prensas, milhares de fragmentos de garrafas e locais de armazenamento do vinho.

A equipe de arqueólogos liderada pela Autoridade Israelense de Antiguidades descobriu cinco prensas de cerca de 225 m2 para amassar uvas, dois grandes barris octogonais para acumular o mosto e dois fornos de olaria para aquecer a argila das ânforas alongadas, chamadas "vasilhas de Gaza", nas quais o vinho envelhecia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.