Marcos Pontes diz ter pensado em deixar governo após corte de R$ 600 mi em seu ministério

Ministro da Ciência afirma que ficou muito chateado e que foi pego de surpresa com a medida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, afirmou nesta sexta-feira (8) ter sido “pego de surpresa” e ter ficado “muito chateado” com a aprovação, na quinta (7), do projeto de lei que retira R$ 600 milhões em recursos da pasta para destiná-los a outras áreas.

“Ontem foi um dia bastante tenso. Eu estava tentando entender o que estava acontecendo. Vamos enviar mensagens oficiais para a Economia e para a Junta de Orçamento para que exista reposição imediata desse recurso”, disse ele em entrevista após a 1ª Feira Brasileira do Nióbio, que teve a participação do presidente Jair Bolsonaro, em Campinas (SP).

Ministro Marcos Pontes participa da primeira Feira Brasileira do Nióbio, em Campinas - Zanone Fraissat - 8.out.2021/Folhapress

Pontes afirmou ainda que confia em Bolsonaro e em Flávia Arruda, ministra da Secretaria de Governo, com quem diz ter conversado também na quinta, para ajudá-lo a reverter o cenário.

Perguntado se cogitou deixar o cargo quando soube do corte, o ministro admitiu ter pensado no tema quando estava chateado, mas que isso já passou.

“Temos dias bons e dias ruins, ontem eu estava muito, muito chateado. Se você me perguntasse ontem, eu diria que sim [que pensou sobre o assunto]. Mas hoje, vendo tudo isso aqui, vendo aqueles jovens recebendo aquelas medalhas [em referência a uma cerimônia que aconteceu mais cedo durante a feira], eu penso ‘tenho que continuar para ajudar a levar isso para frente'. Eu me sentiria muito mal em sair e deixar todo esse pessoal na mão. Quando você lidera uma esquadrilha, tem de ir até o final. Vai ter dia bom, vai ter dia ruim, vai ter dia que você vai voar em céu de brigadeiro com a esquadrilha e dia com antiaéreo. Tem que aguentar pelo bem da ciência”.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.