Nasa usa foguete da SpaceX e manda 4 astronautas para estação espacial

A missão é chamada de Crew-3, pois é a terceira realizada pela empresa de Elon Musk em nome da agência americana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters e AFP

Uma tripulação de quatro astronautas, sendo três da Nasa e um da Agência Espacial Europeia, chegaram à Estação Espacial Internacional na noite de quinta-feira (11) e atracaram sua cápsula SpaceX Crew Dragon ao laboratório em órbita para iniciar uma missão científica de seis meses.

A chegada ocorreu cerca de 21 horas depois que a equipe e sua cápsula foram lançados sobre um foguete SpaceX Falcon 9 do Centro Espacial Kennedy, da Nasa, no Cabo Canaveral, na Flórida, na quarta-feira (10) à noite.

A partida deveria ser no final de outubro, mas a decolagem foi adiada várias vezes, principalmente por condições climáticas e, posteriormente, por "um pequeno problema de saúde" de um dos astronautas, sobre o qual a Nasa não deu mais detalhes.

Imagem mostra foguete SpaceX Falcon 9, com a cápsula Crew Dragon, sendo lançado
Foguete SpaceX Falcon 9, com a cápsula Crew Dragon, foi lançado nesta quarta-feira (10) - Thom Baur/Reuters

A atracagem ocorreu por volta de 20h30 (horário de Brasília) enquanto o veículo Crew Dragon, conhecido como Endurance, e a estação espacial estavam voando cerca de 420 km acima do Mar do Caribe oriental, de acordo com a Nasa.

A tripulação de Endurance consiste de três astronautas norte-americanos da Nasa —comandante de voo Raja Chari, 44; piloto da missão Tom Marshburn, 61, e a especialista em missões Kayla Barron, 34— assim como o astronauta alemão Matthias Maurer, 51, um especialista em missões da Agência Espacial Europeia.

Na chegada, a tripulação fez o inventário, realizou verificações de vazamento padrão e pressurizou o espaço entre a espaçonave em preparação para a abertura da escotilha até a estação espacial cerca de duas horas depois.

Uma transmissão de vídeo ao vivo da Nasa da estação mostrou os recém-chegados flutuando através de uma passagem acolchoada de sua cápsula para o posto orbital externo.

Eles foram recebidos a bordo com abraços dos três ocupantes atuais da estação espacial: os cosmonautas russos Piotr Dubrov e Oleg Novitskii e o astronauta da Nasa Mark Vande Hei, que compartilhou um voo da cápsula Soyuz com seus companheiros de tripulação do Roscosmos russo para o complexo espacial.

A missão é chamada de Crew-3 pois é a terceira realizada pela SpaceX em nome da Nasa.
No entanto, é a quinta vez que a empresa de Elon Musk lança humanos em órbita. Em setembro a
SpaceX também lançou quatro turistas ao espaço por três dias .

Recepção de turistas

A tripulação do Crew-3 embarcou em uma nova cápsula do Dragon, a "Endurance".

Para o americano Tom Marshburn, esta será sua terceira vez no espaço. Ele já voou a bordo de um ônibus espacial em 2009 e, em seguida, de um foguete russo Soyuz em 2012-2013. Os outros três astronautas farão a viagem pela primeira vez.

Matthias Maurer será o décimo segundo alemão no espaço. Uma das missões dos astronautas será observar os efeitos da dieta na flora intestinal e no sistema imunológico, cujas defesas costumam ficar enfraquecidas após uma estadia prolongada no espaço.

Os quatro vão consumir uma seleção mais ampla de frutas e vegetais liofilizados (abóbora, couve ...) e também de barramundi, um peixe.

Eles também realizarão caminhadas espaciais, principalmente para continuar a instalação de novos painéis solares na ISS.

E eles receberão duas missões turísticas: uma, no final do ano, de japoneses transportados por uma espaçonave Soyuz, e a outra, em fevereiro de 2022, de passageiros da missão Ax-1, organizada pela empresa Axiom Space em associação com SpaceX.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.