Por que pílula anticoncepcional para homens ainda está distante da realidade

Pesquisa recente com contraceptivo para camundongos machos mostrou eficácia de 99%, mas uso em humanos não é simples, dizem cientistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dani Blum
The New York Times

Um novo e instigante estudo com animais apontou para uma possibilidade nova de anticoncepcional masculino. Pesquisadores da Universidade do Minnesota criaram uma pílula anticoncepcional para camundongos machos que revelou eficácia de 99% na prevenção da gravidez.

O contraceptivo atua sobre uma proteína no corpo que recebe uma forma de vitamina A envolvida com a produção de espermatozoides e a fertilidade.

Os pesquisadores deram a camundongos machos o composto, descrito como YCT529, durante quatro semanas, e a contagem de espermatozoides dos camundongos caiu drasticamente. Entre quatro e seis semanas depois de deixarem de receber o anticoncepcional, os animais conseguiram fecundar uma fêmea novamente.

Pílula
Pílula anticoncepcional feminina; cientistas desenvolvem estudos para a masculina - TanyaJoy - stock.adobe.com

Desde a década de 1970, cientistas estudam maneiras de criar uma pílula anticoncepcional para homens. A equipe responsável por este novo estudo está animada com seus resultados promissores, mas outros cientistas são céticos e consideram que é apenas mais um avanço interessante, mas que muito possivelmente não chegue ao mercado.

Especialistas disseram que a pílula anticoncepcional masculina não deve estar disponível para o público no futuro previsível.

"Enquanto eu não vir dados humanos, estou muito cético", disse Amin Herati, diretor do programa de infertilidade e saúde masculina do Instituto Urológico Brady do Hospital Johns Hopkins.

Segundo ele, existem diferenças cruciais entre os sistemas reprodutivos humanos e de camundongos e entre como reagem os genes de uns e outros.

"Estamos falando em compostos novos", comentou Christina Wang, especialista em contraceptivos no Instituto Lundquist do Centro Médico Harbor-UCLA. "Não temos como conhecer seus efeitos enquanto não fizermos estudos toxológicos."

Os cientistas fizeram estudos de toxicologia com os camundongos, mas Wang destacou que são necessários ensaios humanos para avaliar a segurança do uso da pílula.

Mas mesmo que esta pílula fracasse em ensaios clínicos futuros, agora que o composto foi descoberto, cientistas poderão criar outras opções de pílula, disse Md Abdullah Al Noman, pós-graduando da Universidade do Minnesota, que apresentou as conclusões do estudo numa reunião da Sociedade Americana de Química, na quarta-feira passada. "O que temos aqui é um pioneiro da anticoncepção não hormonal."

Gunda Georg, professora de química médica na Universidade do Minnesota e diretora da pesquisa, apontou as diferenças entre este estudo e tentativas anteriores de criar uma pílula para homens: os camundongos não apresentaram efeitos colaterais aparentes, mesmo quando testados com doses altas. "Eles comem, bebem e são sexualmente ativos, mesmo não tendo espermatozoides."

Georg disse que a pílula pode passar para a fase dos ensaios clínicos ainda este ano. Mas mesmo nessa linha do tempo acelerada, os ensaios clínicos seriam um passo inicial de um caminho que levará anos.

Outras formas de contracepção masculina estão em testes?

A pesquisa da universidade do Minnesota é a mais recente numa série de estudos que buscam um equivalente para homens da pílula anticoncepcional feminina.

Os institutos nacionais de saúde estão financiando um ensaio clínico de um gel contraceptivo chamado NES/T, que os homens teriam que aplicar nos ombros e braços uma vez por dia. O gel hormonal está passando por ensaios clínicos de fase 2, disse Wang, uma das líderes da pesquisa.

A estimativa otimista dela é que o gel possa estar disponível comercialmente em cinco anos, mas mesmo isso seria um processo muito rápido.

A Contraline, empresa de biotecnologia sediada na Virginia, aguarda os ensaios clínicos do hidrogel injetável Adam, cujo efeito dura um ano. A empresa descreve o produto como um "DIU para homens"

Pesquisadores na Índia estão testando um procedimento de vasectomia não cirúrgica conhecido como Reversible Inhibition of Sperm Under Guidance, ou Risug (inibição induzida reversível de espermatozoides), que envolve uma injeção de um gel nos tubos do pênis que armazenam os espermatozoides.

Mas, enquanto esses processos não passarem por estudos substanciais —e, crucialmente, ensaios em humanos—, uma forma de anticoncepção masculina comparável às pílulas, adesivos, injeções e anéis que existem no mercado para mulheres ainda não passa de fantasia.

"Já faz algum tempo que estou altamente interessado em estudos com animais que prometem resultados em termos de anticoncepcionais para homens", disse Bobby Najari, professor assistente de urologia e saúde populacional e diretor do Programa de Infertilidade Masculina na N.Y.U. Langone Health. "Mas sempre acabo decepcionado."

Quais são as opções de anticoncepcionais disponíveis para homens hoje?

Atualmente só existem duas formas aprovadas de contracepção masculina: a vasectomia e a camisinha.

Embora vasectomias sejam reversíveis, Najari disse que não recomenda a ninguém fazer uma vasectomia com a intenção de revertê-la posteriormente. As diretrizes sobre vasectomia da Associação Americana de Urologistas destacam que a reversão nem sempre é bem-sucedida.

O procedimento de reversão costuma ser mais demorado que a vasectomia original, com tempo de recuperação também maior, disse ele, e os convênios médicos nem sempre o cobrem. Vasectomias também já foram ligadas a complicações como infecção e dor tanto de curto prazo quanto crônica.

A camisinha possui o benefício adicional de proteger as pessoas contra doenças sexualmente transmissíveis, mas são "relativamente impopulares", disse Najari.

Mesmo quando as pessoas usam camisinha, ela pode rasgar. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças estimam o índice de falhas no uso de camisinha em 13%.

Por que ainda não existe uma pílula anticoncepcional para homens?

Na década de 1990 a Organização Mundial de Saúde pesquisou a testosterona como forma potencial de contracepção e descobriu que ela é altamente eficaz para reduzir a taxa de espermatozoides.

Mas são necessários níveis elevados do hormônio para suprimir os espermatozoides suficientemente, e isso provocava efeitos colaterais desagradáveis: ganho de peso, acne, irritabilidade e oscilações de humor.

Esses efeitos correspondem aos efeitos colaterais amplamente documentados relatados por mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais hormonais. "Há um pouco de dois pesos, duas medidas em ação aqui", comentou Najari. A pílula anticoncepcional feminina também é associada a coágulos sanguíneos.

Mas algumas pesquisas sobre contracepção masculina apontaram efeitos colaterais especialmente devastadores. Em 2012, pesquisadores interromperam um ensaio clínico dos hormônios progestógeno e testosterona porque homens notificaram ter sofrido acne grave, depressão e dor depois de receber as injeções.

"Quando você começa a mexer com os receptores de testosterona, o corpo fica seriamente desequilibrado", disse Herati. E, enquanto as mulheres passam por ciclos de ovulação previsíveis, os homens produzem altas concentrações de espermatozoides diariamente, fato que complica mais as modificações hormonais masculinas.

Para quando podemos esperar um anticoncepcional para homens?

"Há inúmeros fatores envolvidos nesta questão —as pesquisas, mas também as mudanças sociais que acompanham o anticoncepcional masculino", disse Heather Vahdat, diretora executiva da organização sem fins lucrativos Male Contraceptive Institute, que financiou o estudo do Minnesota.

Mas ela estima que a pílula masculina levará pelo menos dez anos para chegar ao mercado.

A pílula se mostrou altamente eficaz em camundongos, mas esses resultados talvez não se traduzam em sucesso no caso de homens.

"Se todas as drogas que funcionam bem com camundongos funcionassem com humanos, já teríamos a cura do câncer", concluiu Michael Eisenberg, professor de urologia na Stanford University Medical Line.

Tradução de Clara Allain.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.