CNPq mudará forma de acessar sistemas nesta segunda (16)

Plataformas do órgão terão mudanças para aumentar segurança meses após apagão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A partir desta segunda (16), o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) irá alterar a forma de acessar três sistemas —DGP (Diretório de Grupos de Pesquisa), PICC (Plataforma Integrada Carlos Chagas) e Currículo Lattes. Uma falha na área de tecnologia deixou esses últimos dois bancos de dados fora do ar por mais de duas semanas em 2021.

Segundo o CNPq, agora os sistemas contarão com uma nova forma de fazer login que será mais segura. Além disso, os usuários também podem entrar nas plataformas por meio das contas do Gov.br. A nova interface também se assemelha ao sistema do governo federal.

Nova tela de fazer login no CNPq
CNPq altera forma de fazer login em plataformas nesta segunda (16) - Reprodução/CNPq

O conselho diz ainda que "não haverá qualquer mudança interna aos sistemas ou às suas bases de dados", indicando que a mudança deve ser restrita a página de login.

No primeiro acesso ao novo sistema, o usuário deve utilizar as mesmas credenciais já cadastradas. Em seguida, será instado a atualizar sua senha para um padrão mais seguro.

O Currículo Lattes é uma importante plataforma para cientistas registrarem pesquisas, projetos e formações realizadas durante a carreira. Já o DGP centraliza informações de grupos de pesquisas certificados ao redor do país. Nesses grupos, estudantes e pesquisadores se organizam a fim de realizar estudos sobre alguma temática.

Por sua vez, o PICC é onde o CNPq centraliza informações sobre bolsas e auxílios à pesquisa concedidos, além de possibilitar com que os cientistas brasileiros se inscrevam em novas chamadas financiadas pelo conselho.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.