Descrição de chapéu BBC News Brasil

O dente de tubarão pré-histórico achado por menino de 6 anos em praia da Inglaterra

O dente do maior tubarão do mundo pode ter até 20 milhões de anos, segundo especialista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

Um menino de seis anos encontrou um dente de tubarão que pertenceu a um megalodon pré-histórico gigante e que pode ter até 20 milhões de anos.

Sammy Shelton encontrou o dente de 10 cm de comprimento na praia de Bawdsey, em Suffolk, no sul da Inglaterra.

Criança segura em frente ao rosto dente de tubarão
Sammy Shelton encontrou o dente gigante em uma praia de Suffolk, sul da Inglaterra - Peter Shelton

O biólogo evolucionista e professor da Universidade de East Anglia Ben Garrod confirmou que o dente pertencente a um megalodon —o maior tubarão que já existiu.

O pai do menino, Peter Shelton, disse que Sammy está dormindo com o dente ao lado de sua cama, pois está "muito apegado a ele".

Pai e filho estavam procurando fósseis quando encontraram o dente de tubarão gigante, conforme noticiado pelo jornal britânico Great Yarmouth Mercury.

"Sammy estava muito animado porque encontramos fragmentos de dentes de tubarão na praia, mas nenhum tão grande e pesado quanto esse", disse Shelton.

Criança segura grande dente achado em praia
Sammy encontrou o dente na praia sob as falésias - Peter Shelton

Fotografias da descoberta foram enviadas ao professor Ben Garrod. "Pertenceu a um megalodon, o maior tubarão de todos os tempos —e seus dentes não são encontrados com frequência na costa do Reino Unido", disse ele.

"Talvez [sejam encontrados] apenas alguns por ano, mas este é um exemplo particularmente bom, em muito bom estado, enquanto outros geralmente estão bastante desgastados quando encontrados."

O megalodon podia crescer até 18 metros de comprimento, estimam os cientistas, e pesar até 60 toneladas, disse Garrod.

Os tubarões dessa espécie superavam qualquer outro animal aquático de sua época e eram "especialistas em comer baleias —eles eram caçadores de emboscadas", disse Garrod.

O megalodon dominou todos os mares ao redor do mundo, exceto as partes dos oceanos que cercam a Antártida.

Ilustração de megaladon em comparação a tamanho de tubarão branco e ser humano

Sobre o megalodon:

  • O peixe cartilaginoso (cujo esqueleto é feito de cartilagem em vez de osso) era carnívoro e não tinha predadores conhecidos;
  • Ele podia comer o que quisesse, mas sua comida favorita eram as baleias, embora as focas também estivessem em seu cardápio;
  • O tubarão costumava caçar principalmente em mar aberto (os mais jovens viviam mais perto da costa) e atacava a sua presa perto da superfície;
  • O megalodon conseguia nadar em alta velocidade e em rajadas curtas, então tendia a atacar suas presas por baixo;
  • Durante a caça, era comum que o tubarão primeiro controlasse sua presa ferindo uma nadadeira ou a cauda. Assim que a vítima estivesse incapaz de nadar, seria engolida facilmente;
  • Ele viveu há cerca de 20 milhões de anos, muito depois que os dinossauros foram extintos, há 65 milhões de anos.

Fonte: BBC Ciência


O nome megalodon significa "dente grande". Esses tubarões estiveram ativos de cerca de 22 milhões de anos atrás até cerca de três milhões de anos atrás, quando foram extintos.

A descoberta de Sammy foi "realmente grandiosa" para o menino, disse Garrod. "Poucas pessoas que procuram um dente de megalodon realmente encontram um", disse ele. "Eu sei bem —procuro desde criança e conheço todas as praias da região— mas ainda não encontrei meu megalodon."

Grande dente escurecido em palma de mão de pessoa
O dente estava em boas condições - Peter Shelton

A empolgação de Sammy foi compartilhada com seus amigos na escola. Ele também exibiu o dente para seus colegas do grupo de escotismo e recebeu um distintivo de explorador, disse seu pai.

Sammy descreveu o dente como seu melhor achado de todos os tempos. Segundo o menino, ele encontrou a peça entre a areia e as pedras da praia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.