Descrição de chapéu Vênus

Lua e 5 planetas podem ser vistos a olho nu na madrugada desta sexta (24)

Raro alinhamento celestial só se repetirá no ano de 2040

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quem olhar para o céu meia hora antes do nascer do Sol nesta sexta-feira (24) poderá acompanhar um espetáculo celestial sem a necessidade de usar um binóculo ou telescópio.

Pela primeira vez desde 2004 será possível observar a olho nu o alinhamento da Lua com os cinco planetas mais brilhantes do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Sistema solar
A ordem dos planetas ao redor do Sol - IStock

Em São Paulo, por exemplo, a previsão é que o Sol nasça às 6h48. Assim, o melhor horário para observar o fenômeno é por volta das 6h18, quando o brilho solar ainda não encobrirá os planetas.

Mercúrio é o que ficará mais perto do horizonte. Na sequência aparecerão Vênus, a Lua, Marte, Júpiter e Saturno. Quem tiver um bom binóculo ou um telescópio ainda poderá ver Urano, que estará ao lado da Lua, em tonalidade esverdeada, e Netuno, em tons azulados entre Júpiter e Saturno.

Essa conjunção planetária é comum ocorrer com dois ou três planetas, mas o desta sexta, com cinco, é mais raro e só se repetirá em 2040, segundo os astrônomos.

Além dos fãs da astronomia, quem ficará de olho no alinhamento são os astrólogos, que analisam a influência que os astros têm na vida das pessoas.

Representação do alinhamento ocorrido em 5 de maio de 2000, com os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno
Representação do alinhamento ocorrido em 5 de maio de 2000, com os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno - Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.