Descrição de chapéu dinossauro

Uberaba poderá ter o primeiro geoparque mundial da Unesco em Minas Gerais

Brasil tem três locais declarados como geoparques mundiais: dois no Nordeste e um no Sul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) assinou nesta quinta-feira (23) uma carta de intenções com representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, da Prefeitura de Uberaba e do Sebrae para transformar o Geoparque Uberaba no primeiro a ter o título de geoparque mundial da Unesco em Minas Gerais.

O documento será encaminhado para a Unesco, em Paris, pelo Ministério das Relações Exteriores. Com a validação da carta, o projeto poderá ser elevado à categoria de geoparque "aspirante". A expectativa dos representantes é que, em até dois anos, seja enviado ao órgão um dossiê com a descrição completa das ações em Uberaba.

"Precisamos ajeitar alguns pontos que ainda não estão prontos, como os locais para a visitação pública, com placas explicativas sobre o que a pessoa irá ver ali, painéis, desenhos, acessos, porque são regiões montanhosas, com cachoeiras e no meio da mata. Por isso, demandará ainda mais um ou dois anos", explica o geólogo da UFTM, Luiz Carlos Borges Ribeiro, que é idealizador do projeto.

Vista do Museu dos Dinossauros em Peirópolis, bairro rural da cidade de Uberaba (MG)
Vista do Museu dos Dinossauros em Peirópolis, bairro rural da cidade de Uberaba (MG) - Neto Talmeli - 2.mar.2018/Folhapress

Geoparque é o nome atribuído pela Unesco a áreas ou locais com patrimônio geológico de relevância internacional dentro de uma visão holística de educação, conservação e desenvolvimento sustentável, alavancado pelo turismo.

Para conquistar o título é necessário um patrimônio geológico de relevância internacional, mas também mostrar a identidade e os valores do território. Por isso, a carta ressalta outros atributos de Uberaba, em Minas Gerais, como o fato de ter sido a cidade em que o médium Chico Xavier se revelou ao espiritismo e de a cidade ser a capital mundial do zebu.

O terceiro é o fato de ser a "Terra dos Dinossauros do Brasil", por causa dos trabalhos de paleontologia no bairro de Peirópolis. A área rural é atração turística do município, com sítios paleontológicos.

Lá, o paleontólogo Llewellyn Ivor Price, do então Departamento Nacional de Produção Mineral —atual Agência Nacional de Mineração—, fez escavações, pesquisas e deixou um legado à paleontologia brasileira entre 1947 e 1974.

A partir de 1992, estas atividades foram retomadas pelo Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price e Museu dos Dinossauros do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, da UFTM. O local tem estrutura de pesquisa, produção acadêmica, projetos educacionais e difusão do conhecimento. Somando 30 anos de atividades, foi visitado por mais de 1,5 milhão de pessoas, de mais de 1.250 municípios brasileiros e quase 100 países.

Em abril deste ano, a Unesco declarou dois locais brasileiros como geoparques mundiais: o Seridó, no Rio Grande do Norte, e o Caminhos dos Cânions do Sul, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Há, ainda, o geoparque Araripe, entre os estados de Ceará, Pernambuco e Piauí.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.