Terra registra dia mais curto dos últimos 62 anos

Recorde foi registrado em 29 de junho, que durou 1,59 milissegundo a menos, segundo medição por relógios atômicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Terra registrou o seu dia mais curto desde 1960, quando a medição começou a ser feita. O dia 29 de junho deste ano durou 1,59 milissegundo a menos. Na prática, nosso planeta levou 23 horas, 59 minutos e 59.9984039 segundos para girar em torno de si.

O recorde anterior havia sido registrado em 19 de julho de 2020, quando a Terra levou 1,47 milissegundo a menos para completar o giro. Foram registrados 28 dias mais curtos naquele ano. O recorde anterior pertencia ao dia 5 de julho de 2005.

Terra vista do espaço ao lado da Lua
A Terra vista do espaço ao lado da Lua - Pixabay

A medição é feita por relógios atômicos do IERS (Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra), que estão entre os mais precisos do planeta. De acordo com o portal Time and Date, o erro esperado para um relógio atômico é de um segundo em 100 milhões de anos.

O tempo que a Terra leva para completar uma volta em torno de si varia, podendo ser maior (dia mais longo) ou menor (dia mais curto).

De mudanças climáticas a marés, há algumas hipóteses para as razões pelas quais a Terra tem apresentado queda no tempo que leva para completar sua rotação, mas não há consenso entre cientistas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.