Neuralink, de Musk, obtém aprovação para estudo de implantes cerebrais em humanos

Empresa espera ajudar pessoas paralisadas a andar novamente e curar outras doenças neurológicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Akriti Sharma
Reuters

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais de Elon Musk, disse nesta quinta-feira (25) que recebeu a aprovação da Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos para iniciar o primeiro estudo clínico em humanos.

Em pelo menos quatro ocasiões desde 2019, Musk previu que sua empresa de dispositivos médicos logo iniciaria testes em humanos de um implante cerebral para tratar condições intratáveis, como paralisia e cegueira.

Elon Musk mostra o implante cerebral de sua empresa, a Eurolink, que agora teve autorização para estudar o uso em humanos
Elon Musk mostra o implante cerebral de sua empresa, a Eurolink, que agora teve autorização para estudar o uso em humanos - Neuralink/AFP

No entanto, a empresa, fundada em 2016, não buscou permissão da FDA até o início de 2022 — e a agência rejeitou o pedido, conforme relatado por sete atuais e ex-funcionários à Reuters em março.

Em um tuíte nesta quinta-feira, a Neuralink disse que a empresa ainda não está aberta para um ensaio clínico.

"Este é o resultado de um trabalho incrível da equipe Neuralink em estreita colaboração com a FDA, e representa um primeiro passo importante que um dia permitirá que nossa tecnologia ajude muitas pessoas", disse a Neuralink em um tuíte nesta quinta-feira.

A Neuralink está desenvolvendo um implante cerebral que espera ajudar pessoas paralisadas a andar novamente e curar outras doenças neurológicas.

A FDA dos EUA não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da Reuters.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.