Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2010 - 13h56

Sedimentos indicam que Marte pode ter abrigado mar

DE SÃO PAULO

Cientistas americanos encontraram mais provas de que um oceano existiu em Marte, informa o site da "BBC News".

Um projeto de mapeamento geológico encontrou depósitos de rocha sedimentar em uma região chamada Hellas Planitia, o que sugere a presença de um oceano naquele local.

A bacia de Hellas é uma cratera de impacto gigante. Com 2.000 km de largura e 8 km de profundidade, é a maior em Marte.

Divulgação
Bacia Hellas em Marte onde sedimentos indicam presença de mar há cerca de 4 bilhões de anos.

Os dados indicam que um lago teria existido na bacia entre 4,5 bilhões e 3,5 bilhões de anos atrás.

Alguns cientistas acreditam que as condições em Marte eram mais favoráveis para a evolução de vida do que na Terra naquela época.

O mapeamento é consistente com estudos anteriores que já indicavam a presença de lagos no passado de Marte.

Segundo os cientistas, uma fina camada de afloramentos na borda leste de Hellas são depósitos sedimentares, formados pela erosão e transporte de rochas e solo de montanhas marcianas para um contingente de água parada.

Novos estudos poderiam trazer pistas sobre como o clima marciano mudou ao longo de períodos geológicos.

Os dados foram obtidos a partir de vários instrumentos presentes em naves da Nasa, incluindo Viking, Mars Global Surveyor e Mars Odyssey.