Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2010 - 22h29

Países criam painel para a biodiversidade nos moldes do IPCC

Publicidade

DE SÃO PAULO

A ONU está organizando um órgão para monitorar a situação ecológica global, baseado no seu painel do clima, o IPCC. Representantes de 85 países se encontraram na semana passada para criar o Painel Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Ecossistema (IPBES, na sigla em inglês).

O objetivo é fornecer avaliações periódicas sobre o estado da biodiversidade da Terra, fornecendo informações aos governos. O painel revisará a literatura científica, e quer organizar relatórios que digam quanta biodiversidade está sendo perdida no mundo e quais são as implicações das extinções e das mudanças nos ecossistemas para a humanidade.

O órgão vai tentar identificar áreas pouco pesquisadas e apoiar o desenvolvimento de modelos que possam servir na discussão de políticas ambientais, como nas discussões sobre o uso da terra.

Entre os governos envolvidos na criação do IPBES, estavam Brasil, a União Europeia e os Estados Unidos. O painel precisar ser agora aprovado na ONU, mas os países dão isso como certo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página