Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2010 - 11h38

Raios gama são emitidos entre nuvens no início de relâmpagos

Publicidade

DA NEW SCIENTIST

Rajadas de raios gama entre nuvens ocorrem nos primeiros momentos de um relâmpago, segundo estudo publicado no periódico "Journal of Geophysical Research".

Em 1994, foi descoberto que nuvens carregadas podiam emitir jatos de raios gama. Para explorar a origem dessa radiação, Xuan-Min Shao, do Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México, e David Smith, da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, compararam as rajadas de radiação detectadas pelo satélite Rhessi com a linha do tempo de relâmpagos.

Os cientistas confirmaram que as rajadas entre nuvens estavam associadas com a existência de relâmpagos dentro de uma mesma nuvem. Esse relâmpagos intra-nuvem são mais comuns que relâmpagos das nuvens ao solo.

Os cientistas também observaram que os raios gama são emitidos nos primeiros milisegundos de um relâmpago. Os resultados sugerem que os relâmpagos intra-nuvem são os responsáveis pela emissão de raios gama.

Uma implicação prática é que passageiros em aviões voando sobre tempestades possam ser banhados pela perigosa radiação gama emitida entre as nuvens.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página