Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2011 - 15h47

Descoberto primeiro dinossauro de origem 100% chilena

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O Atacamaticán chilensis, um gigantesco dinossauro herbívoro que habitou o norte do Chile há cerca de cem milhões de anos, converteu-se na primeira espécie descrita exclusivamente como chilena. O estudo é validado pela revista científica "Anais da Academia Brasileira de Ciências" e foi divulgado na quinta-feira.

"O Atacamatitán chilensis é o primeiro dinossauro a ser batizado no Chile", afirmou à AFP o paleontólogo David Rubilar, integrante da equipe que realizou a descoberta.

"Esta nova espécie fóssil, que permitirá ampliar o conhecimento dos dinossauros na América do Sul, representa uma grande contribuição para a paleontologia do Chile", acrescenta o pesquisador.

Victor Ruiz Caballero/Reuters
Paleontólogo David Rubilar mostra osso do dinossauro chileno; ao fundo, ilustração artística do animal
Paleontólogo David Rubilar mostra osso do dinossauro chileno; ao fundo, ilustração artística do animal

Trata-se de um nova espécie de dinossauro gigante, o titanossauro, de caráter herbívoro, com pescoço e cauda muito longos, de cerca de oito metros de comprimento e de cinco toneladas.

A particularidade desse dinossauro são suas pernas mais magras, reflexo da geografia do local onde esses animais viveram no passado e de sua alimentação, segundo o cientista.

"Sua particularidade foi diagnosticada a partir das vértebras do dorso e da cauda e pelo formato do fêmur, mais fino do que em qualquer titanossauro já descoberto", explicou Rubilar.

"Não é nem o maior nem o menor. Sua principal característica distintiva está no fêmur", acrescenta o especialista.

Os restos desse dinossauro foram encontrados em 2000 onde fica hoje o deserto do Atacama, o mais árido do mundo. Localizado no extremo norte do Chile, a área possui uma extensão de mais de cem mil quilômetros quadrados e apresenta períodos de até 300 anos sem chuvas.

"O Atacamaticán se alimentava dos frutos das araucárias, o que indica que, naquela época, o deserto do Atacama não era um lugar tão árido como agora", explica Rubilar, paleontólogo do Museu de História Natural do Chile.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página