Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2011 - 14h57

Dinossauro com focinho de crocodilo também vivia na Austrália

Publicidade

DA FRANCE PRENCE

O osso do pescoço de uma espécie de dinossauro com características que lembram a um crocodilo foi encontrado na Austrália, disseram cientistas, que acreditam que a criatura existiu muito antes do que se pensava.

A vértebra do espinossauro estava próximo ao farol de Cabo Otway, em Victoria, e pertenceu a um animal relativamente pequeno de dois metros, disse o pesquisador Thomas Rich. Segundo ele, o bicho teria vivido cerca de 10 milhões de anos atrás.

Lagarto com focinho longo e estreito como o de um crocodilo, sabe-se que o espinossauro viveu na Europa, na América do Sul e na África do Sul, comentou Rich. Esta, porém, é a primeira vez que são identificados vestígios do animal na Austrália.

"O fato de terem existido na Austrália muda nosso conhecimento sobre a evolução desse grupo de dinossauros", afirmou Rich, que é também curador do Museu Victoria.

Em artigo publicado nesta semana no periódico "Biology Letters", Rich diz que a descoberta também muda a ideia de que a fauna australiana era endêmica ou única no período Cretáceo.

"O mesmo grupo de dinossauros se disseminou quando a Terra foi um supercontinente", especula Rich.

"Quando a Terra evoluiu para continentes separados, as várias famílias de dinossauros já tinham chegado àquelas porções de terra, o que explica por que os mesmos tipos foram encontrados em locais hoje distantes um do outro", acrescentou.

Vivendo tanto na água quanto na terra, acredita-se que o espinossauro rivalizasse com o Tiranossauro rex em tamanho, chegando a medir até 18 metros e a pesar 21 toneladas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página