Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2011 - 07h40

Tripulação do Atlantis se prepara para deixar a nave no centro Kennedy

Publicidade

DE SÃO PAULO

Atualizado às 07h45.

Após o pouso sem problemas na Flórida, a tripulação do Atlantis, último ônibus espacial a voar antes da aposentadoria da frota das naves americanas, prepara-se para deixar a nave.

Técnicos da Nasa estão preparando o Atlantis para ser levado ao seu hangar. A escotilha lateral da nave já está aberta, e o grupo de pouso está trabalhando com os astronautas para acertar o desembarque.

Veja fotos do pouso do Atlantis
Assista ao pouso do Atlantis
Veja o especial sobre o Atlantis

Reprodução/NasaTV
Bico do ônibus espacial Atlantis, que pousou com sucesso nesta quinta-feira; veja galeria de imagens
Bico do ônibus espacial Atlantis, que pousou com sucesso nesta quinta-feira; veja galeria de imagens

A nave agora irá para um museu, o do Complexo de Visitantes do Centro Espacial Kennedy, perto da própria pista da pouso. Destino parecido terão os demais ônibus espaciais sobreviventes da frota original. O Discovery irá para a Instituição Smithsonian em Chantilly, na Virgínia, enquanto o Endeavour terá como novo lar o Centro de Ciência da Califórnia, em Los Angeles.

Os EUA ficarão sem acesso próprio ao espaço até, no mínimo, a metade desta década, quando naves construídas pela iniciativa privada deverão entrar em operação. Por enquanto, astronautas americanos precisarão de caronas nas naves russas Soyuz para acessar a órbita baixa da Terra e participar da tripulação da ISS (Estação Espacial Internacional).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página