Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva
Descrição de chapéu

Tem pirata no bloco

Habeas corpus de Sérgio Côrtes chegou a tempo do Carnaval

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Da esq. para a dir., Sérgio Côrtes, ex-secretário de Saúde do Rio, Georges Sadala, empresário, Fernando Cavendish, empresário, Wilson Carlos --só com os olhos aparecendo--, ex-secretário de Governo, e Sérgio Dias, ex-secretário municipal de Urbanismo
Da esq. para a dir., Sérgio Côrtes, ex-secretário de Saúde do Rio, Georges Sadala, empresário, Fernando Cavendish, empresário, Wilson Carlos --só com os olhos aparecendo--, ex-secretário de Governo, e Sérgio Dias, ex-secretário municipal de Urbanismo - Reprodução

Diante da escalada de violência no Rio —tiroteios fechando as três principais vias expressas da cidade, morte a bala de adolescentes e crianças— e da ineficiência das forças de segurança —uma operação gigante com 3.000 militares na Cidade de Deus conseguiu apreender três fuzis—, tinha de sobrar para o Carnaval.

Sobretudo nas redes sociais, a velha tese da alienação foi levantada, num festival de sociologia barata. O culpado no fundo seria o zé-povinho, que não reage, preferindo a brincadeira irresponsável. Uma certa advogada, que teve seus cinco minutos de fama no impeachment de Dilma, ao aparecer descabelada e em transe como uma pombagira, chegou a pregar a proibição da festa.

Com mais propriedade, Robson Rodrigues, ex-comandante das fracassadas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), faz um diagnóstico diferente. Em entrevista à "BBC Brasil", ele aponta uma polícia descontrolada e relaciona a situação à teia de corrupção no governo de Sérgio Cabral: "O interesse era ter uma política que pudesse contagiar a população e deixá-la anestesiada para que outras coisas pudessem acontecer por baixo dos panos".

"Menino de ouro" da quadrilha Cabral, o ex-secretário de Saúde Sérgio Côrtes, que estava preso pelo envolvimento no desvio de R$ 300 milhões, ganhou habeas corpus concedido pelo ministro Gilmar Mendes, do STF. Antes da prisão, numa mensagem de celular, Côrtes profetizara: "Podemos passar pouco tempo na cadeia, mas nossas putarias têm que continuar".

Ao usar a palavra chula, não creio que ele se referisse ao Carnaval. De qualquer forma, com a soltura, apenas com a determinação de entregar o passaporte e cumprir recolhimento domiciliar à noite e aos fins de semana, Côrtes poderá se esbaldar em algum bloco matutino. Fantasiado de pirata, guardanapo na cabeça.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.