Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva
Descrição de chapéu

Manjados e outsiders

Mesmo falido e sob intervenção, Rio de Janeiro tem fila de candidatos a governador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vereador Cesar Maia, ex-prefeito do Rio de Janeiro
O vereador Cesar Maia, ex-prefeito do Rio de Janeiro - Ricardo Borges - 7.ago.2017/Folhapress

Quanta abnegação e espírito público. Naquele que é provavelmente o pior momento da história recente do Rio —caos econômico e administrativo, profunda crise moral, soberania reduzida enquanto durar a intervenção militar, a lista de candidatos ao governo do estado não para de crescer.

Na disputa estão nomes manjados —o ex-prefeito Cesar Maia (DEM), o ex-governador Garotinho (PR), o senador Romário (Podemos), o deputado Miro Teixeira (Rede), o ex-secretário de Urbanismo Índio da Costa (PSD)— e alguns outsiders: o medalhista olímpico Bernardinho (Novo) e o diplomata Celso Amorim, raro quadro do PT sem envolvimento em casos de corrupção. No partido de Lula ainda há um plano B: a filósofa Marcia Tiburi (a sigla tem se especializado em planos B ou C ou D ou E).

E o MDB? Só tirar o P foi pouco. Mesmo que mudasse o nome inteiro, ninguém aposta no partido que está no poder há 20 anos, com os resultados (e as prisões) que todos conhecemos. Muito menos o político fluminense de maior evidência na atualidade: Eduardo Paes, prefeito da capital na época da Copa do Mundo e da Olimpíada, que estuda propostas de filiação ao PSDB e ao PP. Trocar de partido não será problema. Ele é useiro e vezeiro na prática: já mudou cinco vezes.

Contra o antigo confrade de Lula, Cabral e Pezão, existe uma decisão do TRE que o tornou inelegível por oito anos por abuso de poder na eleição de 2016. Ele não parece preocupado. O mesmo não se pode dizer quanto à Lava Jato. Um desdobramento das investigações da PF prendeu Alexandre Pinto, ex-secretário de Obras na gestão Paes.

O melhor cabo eleitoral do ex é o atual prefeito. Se Paes não cumpriu a promessa de climatizar a frota de ônibus, Marcelo Crivella reinventou o “frescão”, ao optar pela cobrança de valores mais altos para veículos com ar-condicionado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.