Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva
Descrição de chapéu
Facebook

Tudo o que sua majestade mandar

As pessoas estão cada dia mais vigiadas e facilitam isso

Esqueça aquela velha piada sem graça: os chineses nunca foram todos iguais. Ainda mais agora com a eficácia dos modernos sistemas de reconhecimento facial. 

A história correu mundo: um cidadão chinês, suspeito de praticar crimes financeiros, foi identificado ao entregar o ingresso na entrada de um estádio. Ao sentar no lugar marcado, em meio a outros 60 mil espectadores, prenderam-no. 

Na China há cerca de 170 milhões de câmeras, e mais 400 milhões serão instaladas nos próximos três anos. No planeta inteiro, a sensação de viver vigiado sem saber, mesmo dentro de sua própria casa, virou um pesadelo. Tenho um amigo paranoico que tem saudade daquele aviso: “Sorria. Você está sendo filmado”. 

Em verdade, essa vigilância é facilitada. Continuemos na populosa China: as pessoas lá ficam ligadas em seus smartphones uma média de quase três horas por dia. Como em todo lugar, felicíssimas com a exposição de suas preferências, vontades, opiniões, preconceitos, segredos, egos inflamados. 

Sua majestade o Facebook lucrou US$ 4,7 bilhões só nos três primeiros meses deste ano. Recentemente a empresa detalhou suas leis de conteúdo. A Folha destacou regra bizarra: uma pessoa que matou outra pode continuar postando, curtindo e fazendo textão; só será expulsa se matar uma segunda vez. 

Estão proibidas as imagens de nádegas nuas, mesmo que seja a bunda de uma vênus calipígia. Seios à mostra em shows de rock, também. Notícias falsas e vazamento de informações privadas não fazem parte do édito real. 

Enquanto isso, na vida como ela é, a prefeitura do Rio lança um edital para a compra de 12 drones, ao custo de R$ 600 mil cada. A finalidade será monitorar o trânsito, o crescimento das favelas e a segurança na cidade. Quem sabe assim Marcelo Crivella descubra, pelas imagens, que a zona oeste existe, e lá mandam os milicianos. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.