Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva
Descrição de chapéu

Perdido na cidade

Carioca não sabe por que paga tanto por ônibus que não chega

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Passageiros aguardam para entrar em ônibus no Rio
Passageiros aguardam para entrar em ônibus no Rio - Ricardo Moraes - 14.mai.14/Reuters

Lá dentro faz um calor terrível, mesmo no inverno. O estado de conservação é péssimo: bancos quebrados e com estofados rasgados, assoalho solto, janelas e para-brisas com vidros trincados, pneus carecas, falta de equipamento obrigatório (cinto de segurança e extintor de incêndio), elevadores para cadeirantes com defeito e aquela sujeira de sempre. A única novidade é que, nos dias de chuva, os passageiros têm sido obrigados a ficar com o guarda-chuva aberto no interior dos ônibus por causa das goteiras.

Nos pontos, não há iluminação nem mapas com indicação do número das linhas e informações sobre o trajeto. Mas isso talvez seja pedir demais em uma cidade onde existem linhas “mutantes”, que trocam de numeração e trajeto até no meio da viagem, deixando passageiros perdidos. 

Ou onde a espera pela condução pode levar horas: as cerca de 370 linhas que servem ao Rio passaram a circular com menos veículos do que são obrigadas por contrato; outras desapareceram. As multas impostas pela prefeitura não são pagas. Boa parte das empresas deve impostos ao município. O maior empresário do setor, Jacob Barata Filho, esteve preso pela suspeita de envolvimento em um esquema de corrupção no qual políticos teriam recebido R$ 260 milhões. Por três vezes, o ministro Gilmar Mendes, do STF, mandou soltar Barata.  

Nada disso impediu que Marcelo Crivella aumentasse a tarifa muito mais do que a inflação dos últimos 12 meses: de R$ 3,60 para R$ 3,95. Sorrindo (não se sabe de quê), o prefeito definiu como “sagrado” o novo cronograma de climatização total da frota. Promessa para 30 de setembro de 2020, quase quatro anos após o prazo anterior (dezembro de 2016).

Contestado pelo Ministério Público —que exige saber como foi calculado o aumento—, o reajuste que passaria a valer no domingo (17) foi suspenso pela Justiça. O carioca que depende dos ônibus continua perdido.  
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.