Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva
Descrição de chapéu Eleições 2018

A legião online

Submundo da internet vem à tona com as eleições

Todo mundo conhece alguém que está sempre conectado
Todo mundo conhece alguém que está sempre conectado - Associated Press

Um dos temas de “O Romance Luminoso”, a obra póstuma e incrivelmente contemporânea de Mario Levrero, é o uso da internet como antidepressivo. Sem alcançar a tal experiência luminosa que lhe permitiria escrever um romance iniciado há 15 anos, o autor passa os dias em frente ao computador curtindo o fracasso. Baixa e elabora programas, joga paciência, busca sites pornô. Nas raras vezes em que desgruda da tela, recorre a outro vício: novelas policiais baratas.

É um transtorno cada vez mais comum. Todo mundo conhece alguém que está sempre conectado; acorda e já olha o celular, o qual dormiu ao lado dele na cama; checa os aplicativos de cinco em cinco minutos; quando não está online, sente ansiedade, mau humor, angústia, tristeza. Os viciados em smartphones são legião.

Publicado em 2005, o livro de Levrero não se destaca só pela atualidade, mas também pelo caráter profético. A páginas tantas, o autor anota: “O mundo do computador já foi invadido pelos abjetos, e quanto mais barato fica mais cresce a abjeção. Não porque os pobres sejam necessariamente abjetos (com frequência são, às vezes tanto quanto os ricos), e sim porque as pessoas mais vivas usarão as maravilhas tecnológicas para embrutecer mais ainda os pobres”.

E conclui: “A internet será definitivamente da esfera onde nasceu, e será controlada por comerciantes e estadistas”. O que faz pensar na relação do Facebook com a empresa de dados políticos ligada à campanha de Donald Trump. Ou no Twitter sendo obrigado a excluir contas por suspeita de fraude. 

Segundo o IBGE, ao final de 2017 já havia 116 milhões de brasileiros online, a maioria apta a votar nas eleições de outubro e, portanto, alvo de trolls, haters, robôs e grupos de WhatsApp disseminadores de mentira. A disputa eleitoral aprofunda mais ainda a abjeção diagnosticada por Levrero. 

Que tal passar mais tempo offline?

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.