Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva
Descrição de chapéu Eleições 2018

Nem que a vaca tussa

As expressões idiomáticas que podem salvar ou frustrar a candidatura de Ciro Gomes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Questionado em uma sabatina sobre um possível apoio ao adversário Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições presidenciais, o candidato do PDT, Ciro Gomes, saiu-se com frase tirada do sótão: “Nem a pau, Juvenal”.

Quem terá sido esse Juvenal? Decerto que não Decimus Junius Juvenalis, autor das “Sátiras”, para quem os romanos necessitavam de pão e circo e os homens devem manter a mente sã e o corpo sadio. Tampouco o personagem de uma campanha publicitária que tenta induzir uma senhorinha a levar outra marca de presunto.

Puxando pela memória, só me lembro de ter conhecido pessoalmente um Juvenal, o grande jóquei de sobrenome Machado da Silva e apelido Nanau, cinco vezes campeão do GP Brasil. Mas tive notícia de outros: Juvenal Juvêncio, ex-presidente do São Paulo; Juvenal Terra, da saga “O Tempo e o Vento”, de Erico Verissimo; Juvenal Galeno, poeta cearense; a história de Juvenal e o dragão, clássico da literatura de cordel; Juvenal, zagueiro do Flamengo e Palmeiras e último dos titulares da seleção na Copa de 1950 a morrer. 

O “nem a pau, Juvenal”, mais do que um bordão para minimizar o efeito das pesquisas —que colocam Ciro em terceiro lugar e se distanciando de Haddad—, é uma marca de estilo. Sempre que bebe a porção mágica e se transforma em Cirão da Massa, o presidenciável tem arroubos e destemperos, mostra maus bofes, solta a língua e por pouco não solta o braço. Não deixa de ser sincero. Não usa máscara para fazer promessas e acusações.

Aqui vai uma pequena lista de expressões idiomáticas do tempo do Onça que podem ajudar Ciro a chegar ao segundo turno ou abortar de vez a candidatura. Queimar navios. Tirar o cavalo da chuva. Lavar a égua. Favas contadas. Santo do pau oco. Inês é morta. Nem que a vaca tussa. Sossega leão. Engole ele, paletó. É da pontinha! Audácia da sirigaita. No seu, pardal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.