Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

A empada que matou o guarda

Mudança de hábito na alimentação do carioca indica que a crise é grave

Em texto publicado nesta Folha, em 1991, Otto Lara Resende dava uma receita para viver em tempos de crise política. Emprestara a ideia a seu amigo Rubem Braga: ficar de olho nas frutas da estação. Se a situação era mais aguda, com ameaça de tanques descidos da Vila Militar, o velho Braga pegava o telefone e aconselhava ver a coisa de perto: “Vamos ao bar Luís, na rua da Carioca?”.

Lá chegando, começar com um chope preto duplo. Rebater com um louro, também duplo. Para acompanhar, salsichão com bastante mostarda. Saciada a sede e forrado o estômago, voltar pelo aterro do Flamengo, “onde se pode exercer o direito da livre eructação”. Se nada disso bastasse, era necessário descobrir um pastel de palmito na zona norte. Comida a iguaria dos deuses, os dois confrades enfrentariam até o caos.

Otto lara resende
Otto Lara Resende, que tinha uma receita para viver em tempos de crise política - Banco de dados

Pois algumas mudanças de hábitos na alimentação do carioca indicam que a crise é mais grave do que se imagina. Primeiro foi a pipoca que, nas versões com leite condensado, queijo, manteiga ou bacon, passou a ser servida com pinça, para evitar que as mãos fiquem meladas. 

Novidade importada de São Paulo, o milho cozido agora vem num pratinho, debulhado, para comer com garfo —adeus dentadas nas espigas. Em certos quiosques da Barra, ninguém mais morde um hambúrguer se não estiver usando luvas de plástico. (Quando esse pessoal descobrir o sorvete de casquinha que tipo de aparato será necessário?)

Por sorte, a baixa gastronomia resiste nos botequins mais vagabundos, pronta a ser devorada sem frescura: caldinhos de siri ou mocotó, bolinhos de feijoada ou de angu recheado com rabada, ovo colorido, paçoca de carne-seca, pé de porco, acarajés, alheiras, coraçãozinhos, moelas, torresmos, sardinhas, tremoços, jilós marinados e sacanagens com ou sem pimenta. E aquela empada que matou o guarda. Se o tempo fechar na política, tenho o endereço de onde a servem.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.