Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Gatinhos fofos

Para fugir das notícias falsas na internet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reinaldo Moraes brinca com gata no seu apartamento de São Paulo.
Reinaldo Moraes brinca com gata no seu apartamento de São Paulo. - Rahel Patrasso/Arquivo pessoal

Hoje, de espontâneo, a internet só tem os vídeos fofos de gatinho. Esta é a opinião do cientista político P. W. Singer, que acaba de publicar um livro no qual analisa a influência das mídias sociais em recentes eleições mundo afora. Em entrevista à Folha, Singer comentou as táticas desenvolvidas por empresas para manipular o fluxo de informações com notícias falsas que potencializam o medo na hora do voto, situação usada por líderes populistas nos Estados Unidos, Reino Unido, Filipinas e (como óbvio, menos para o TSE) no Brasil.

Agora entendo a crise por que passou um velho companheiro de pelada. Durante a campanha presidencial, para evitar brigas com amigos, namorada e família, ele pensou em largar o smartphone. Viciado em clicar, não conseguiu. Refugiou-se então no maravilhoso mundo da fofura em imagens: lêmures, guaxinins, esquilos, ursos, corujas, raposas, coelhos, cães, gatos, cães brincando com gatos —esta a combinação preferida dele.

Acabou descobrindo uma página que exibe interminável galeria fotográfica de escritores com seus felinos de estimação: Bukowski, aparentemente sóbrio, acariciando com ternura a cabeça do bichano; Guimarães Rosa segurando dois filhotes no colo; Georges Perec equilibrando o animal em cima do ombro e roçando a barbicha no rabo dele; Truman Capote "cheek to cheek" com um siamês; Reinaldo Moraes ensinando o pulo da gata.

Uma coisa leva a outra. Meu amigo adquiriu novo vício. Passou a devorar contos, romances e estudos cujos protagonistas são gatos: "O Gato de Botas", de Perrault; "O Gato Preto" de Poe; "Gato na Chuva", de Hemingway; "Offenbach", de Cabrera Infante; "Orientação dos Gatos", de Cortázar; "Sete Vidas", de Heloisa Seixas; "Eu Sou Um Gato", de Natsume Soseki; "As Horas Nuas", de Lygia Fagundes Telles; "Sobre Gatos", de Doris Lessing.

Hoje ele mal abre o zap.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.