Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Criador e criatura

Governador em exercício do Rio, Dornelles foi um dos inventores de Cabral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Francisco Dornelles, governador em exercício do Rio de Janeiro
Francisco Dornelles, governador em exercício do Rio de Janeiro - Mauro Pimentel/Folhapress

Se nenhuma surpresa acontecer, Francisco Dornelles ficará até o fim do ano como governador em exercício, desafio que ele, aos 83 anos, classifica como o último de sua vida pública. Também serão os derradeiros dias de poder do grupo liderado por Sérgio Cabral, cujas práticas corruptas causaram um prejuízo ao Estado de cerca de R$ 1,5 bilhão, segundo investigações da Lava Jato. O curioso é como as duas pontas do desastre se fecham: Dornelles foi um dos inventores políticos de Cabral.

Um passo decisivo na trajetória do ex-governador foi eleger-se, em 1995, presidente da Alerj, tornando-se o coordenador dos pagamentos de propina a deputados estaduais feitos por empresários do setor de transportes. Cabral só conseguiu o cargo por indicação de Dornelles, na época uma das eminências pardas da chamada Nova República.

Francisco Dornelles praticamente nasceu dentro da coisa. É descendente de Amador Bueno, capitão-mor e ouvidor da Capitania de São Vicente, e dos bandeirantes Francisco Bueno e Bartolomeu Bueno, o Moço. Seu avô paterno era irmão da mãe de Getúlio Vargas. Seu pai casou-se com a irmã de Tancredo Neves. Secretário da Receita Federal no governo João Figueiredo, Dornelles costurou a aproximação do tio Tancredo com os generais da ditadura.

Com um pistolão desses, foi fácil para Sérgio Cabral assumir a liderança fisiológica do antigo PMDB fluminense. A diferença é que ele não seguiu o conselho da velha raposa: mostrar-se, dali em diante, um político conservador e discreto como manda o figurino. 

Em seu livro recém-lançado “Se Não Fosse o Cabral” (Tordesilhas), o jornalista Tom Cardoso conta que, por recomendação de Dornelles, Cabral passou a comprar lenços antioleosidade da marca japonesa Shiseido, uma das mais caras do mercado. São os mesmos que o governador em exercício continuará usando para enxugar o suor do rosto em seus últimos dias de poder.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.