Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

O céu é o limite?

O que está em jogo na aproximação Brasil-Estados Unidos

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, e o assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, no Rio
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, e o assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, no Rio - Associated Press

Os Estados Unidos englobam um povo realista, infantil, teimoso, cruel, religioso, violento, batalhador e generoso. Habituado a linchar negros e a abater presidentes. Capaz de engendrar guerras libertárias e cometer ignomínias no México e no Vietnã. De dar-se à filantropia e ao gangsterismo. De bater o recorde de publicações da Bíblia e também de revistas e filmes pornográficos. São chegados a eletrocutar pessoas e a cantar hinos. Mandam robôs a Marte e cometem crimes de lesa-humanidade, jogando bombas em cima de populações civis.

Calma no Brasil. Os argumentos acima (que adaptei e reescrevi, piorando muito o estilo) saíram da cabeça do médico Pedro Nava e foram expostos no livro de memórias “Baú de Ossos”, de 1972. Continuam oportunos na hora de entender o processo de aproximação do governo eleito com o país de Trump —ou, para usar a lógica alternativa de Nava, com o país de Obama.

Indicado a ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo está eufórico: “The sky is the limit”, afirmou. Cunhou a expressão “comunidade de sentimentos”, seja lá o que isso signifique, e citou o barão do Rio Branco para dizer que, pela primeira vez, é chegado o momento “em que o Brasil sonhou em ter uma relação especial, uma aliança com os Estados Unidos”.

Menos, embaixador. O senhor nunca ouviu falar na política de boa vizinhança? Foi uma esperteza coordenada pelo empresário Nelson Rockefeller no início do governo Roosevelt, em 1933, a qual não só fortaleceu os laços de amizade entre os países, mas assegurou reservas de matéria-prima durante a Guerra. Desde então, a oposição aos EUA por aqui teve avanços e recuos, auge de repúdio nos anos 1960 e de apoio logo após o 11 de Setembro.

Macaquear americano é cafona, mas já estamos acostumados. Só não dá para ser subserviente, bater continência, enterrar boné na cabeça. Por falar nisso, o Trump vem à posse?

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.