Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

O candidato apressadinho

Wilson Witzel não esconde sua obsessão em vestir a faixa presidencial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O despreparo e as bobagens do governo e a queda de popularidade de Bolsonaro (15 pontos desde a posse, segundo pesquisa do Ibope) não animam apenas os adversários óbvios. Wilson Witzel não esconde de ninguém sua obsessão em vestir a faixa presidencial. Esquecendo-se de administrar o Rio, age como um candidato fora de hora.

O combate à criminalidade continua como única proposta do ex-juiz, que, entrando na disputa como azarão, surfou na onda bolsonarista para se eleger governador. A prometida linha dura se estabeleceu como ordem e anda batendo recordes: fevereiro deste ano foi o mês com mais mortes pela polícia desde que o estado começou a contar os casos, em 1998. Foram 145 mortes em 28 dias, média de cinco mortes em confronto com agentes de segurança por dia. Witzel sabe que, no Brasil de hoje, cadáver dá voto.

Durante a campanha ele participou do ato no qual uma placa simbólica com o nome de Marielle Franco foi rasgada. Diante do que passou a representar a morte da ativista no mundo inteiro, deve ter se arrependido. Após a prisão do PM reformado e do ex-PM acusados de assassinar Marielle, procurou os familiares da vereadora para pedir desculpas e tentar limpar sua barra. 

Como bom candidato, não perdeu a chance de aparecer no Carnaval, prometendo transformar o Sambódromo em um Madison Square Garden e minimizando a interferência dos bicheiros no desfile das escolas: “Mais mito que verdade”, afirmou. Recomenda-se ao governador a leitura de “Os Porões da Contravenção”, de Aloy Jupiara e Chico Otávio.

Sua última jogada foi anunciar a rescisão do contrato de concessão do Maracanã, ameaçando entregar o estádio para a Ferj, que não sabe nem organizar um Campeonato Carioca decente. Isso, claro, até a próxima rodada de licitação. Witzel parece não dar a mínima para a maldição do Palácio Guanabara, que já mandou para a cadeia cinco governadores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.