Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

A guerra, de pertinho

Governador comemora número de assassinatos no Rio: em seis meses, foram apenas 2.083

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Dessa vez ele não usava faixa no peito. Wilson Witzel convocou a imprensa para falar do que mais entende: mortes. Foram apenas 2.083 assassinatos de janeiro a junho, quase só 12 por dia. O governador comemorou a queda (23%) dos homicídios dolosos, já que no mesmo período do ano passado eles foram 2.691. Ufa!

Em compensação, o número de óbitos por policiais bateu novo recorde com a soma de junho: foram 881 neste ano, contra 769 nos seis primeiros meses de 2018 —alta de 15%, equivalente a um terço do total de mortes violentas no estado. De novo, ufa! Poderia ter sido bem pior se a guerra total proposta por WW —mirar na cabecinha e bang!, disparar metralhadoras a bordo de helicópteros (ratatatá!), mandar um míssil na Cidade de Deus (booom!)— estivesse em prática.

A fim de aumentar a razia —houve 2.995 operações policiais nos últimos seis meses, o equivalente a 17 por dia— o governo pretende, até 2022, atingir a meta de contratar 12 mil novos agentes de segurança. Onde vai arranjar dinheiro, não se sabe.

Governador Wilson Witzel é ovacionado por policiais em evento da categoria em SP
Governador Wilson Witzel é ovacionado por policiais em evento da categoria em SP - Thaiza Pauluze/Folhapress

Com o Rio falido, WW exibe o pires na mão. Mas tenta falar grosso e ameaça ir para a oposição a Bolsonaro, se o Ministério da Economia não aceitar a proposta de renegociação do acordo que suspende as dívidas até 2021. Quer mais dois anos sobrevivendo do calote. Enquanto isso, acaba de inventar uma esdrúxula secretaria, que terá entre 100 e 200 cargos, para atender a policiais militares e bombeiros vítimas do crime organizado.

Além da obsessão em matar, o governador tem uma outra: viajar. Em sete meses já esteve nos EUA, na Alemanha, em Portugal e na Argentina, recebendo mais de R$ 20 mil em diárias. A justificativa é atrair investimentos. Aliás, WW sonha abrir escritórios em Miami, Nova York, Paris, Londres, Lisboa, Madri, Berlim, Xangai —para alavancar o turismo. Nada como oferecer aos visitantes a emoção da guerra vista de pertinho.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.