Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Folha seca pré-histórica

Apesar do VAR, lendas e polêmicas ainda resistem no futebol

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apesar do VAR, o futebol ainda alimenta discussões, polêmicas, teimosias. Leitores estranharam a informação que publiquei em recente coluna (9/7), segundo a qual o maior público presente no Maracanã, em um jogo da seleção brasileira, foi registrado no Brasil 4 x 1 Paraguai, em 1954: 195.514 pessoas. A história oficial, no entanto, aponta outro Brasil x Paraguai (1 a 0, gol de Pelé), em 1969, como marco: 183.341 pagantes.

A confusão reside aí, ao se considerar o número de pessoas presentes ou de pessoas pagantes. E poderia se estender aos jogos da Copa do Mundo de 1950, em especial a decisão com o Uruguai em 16 de julho, quando mais de 200 mil pessoas estiveram no Maracanã —oficialmente, 173.850. Os torcedores invadiram o estádio, atropelando roletas e derrubando parte dos muros. Muitos ficaram nas rampas de acesso, sem visão do campo.

Pelé (esq.) e Didi, durante treino da seleção brasileira - Acervo UH/Folhapress

No mesmo texto escrevi que, no Brasil x Peru de 1957, Didi marcou de falta o gol da vitória, apresentando ao mundo a folha seca. Mais celeuma. O pesquisador Ivan Soter garante que foi o jornalista Luiz Mendes quem deu nome ao chute especial de Didi, ao descrever um gol dele, ainda em seus tempos do Madureira, contra o Fluminense: "A bola parecia uma folha seca, foi cair em lugar incerto e ignorado, principalmente pelo goleiro Castilho".

O lance narrado por Mendes teria acontecido em 1949 —oito anos antes da partida com o Peru. Carlos Heitor Cony também se lembrava de uma folha seca pré-histórica, num amistoso do Fluminense com o Grasshopper, de Zurique, disputado nas Laranjeiras. O certo é que a genial batida na bola não nasceu do nada. Foi sendo aperfeiçoada com zelo de jardineiro oriental numa época em que Didi machucara o tornozelo direito, e o pé doía na hora de chutar com força. Veio-lhe o jeito.

Eis um bom tema de debate para uma tarde preguiçosa na Folha Seca, a livraria da rua do Ouvidor.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.