Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

O futebol e a grana

Contratado para ser o craque do time, o atacante japonês Honda tem dinheiro para comprar o Botafogo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A chegada de Didi ao Botafogo entrou para o folclore do futebol. Até porque há duas versões dela. A primeira diz que João Saldanha, em 1956, desembarcou de um táxi à porta do Fluminense, trazendo sacos de dinheiro no valor de um milhão e oitocentos e cinquenta mil cruzeiros — exigência dos cartolas tricolores, que desconfiavam de um possível calote alvinegro. Imagine a quantidade de cédulas que foram sendo contadas, uma a uma, por funcionários da tesouraria do clube madrugada adentro. No fim, faltaram alguns tostões, que Saldanha conseguiu emprestado com o motorista do táxi — um botafoguense, claro.

A segunda versão, tricolor, diz que o clube jamais se prestaria a um papel daqueles. Apenas, conhecendo a fama de malandro dos rivais, quis confirmar se o cheque tinha fundos antes de liberar o jogador. Afinal, com aquela quantia era possível comprar um apartamento de sala e três quartos em Copacabana.

Atleta acena, com bandeira do japão ao fundo
Keisuke Honda chega ao Rio para jogar pelo Botafogo - Pilar Olivares/Reuters

O fato era que Didi ia encontrar Garrincha e Nilton Santos em General Severiano, dando início a uma era que mudaria a história do clube, com o próprio João Saldanha como técnico. Hoje, passados quase 65 anos, o Botafogo se esforça para fazer contratações que lhe permitam continuar na galeria dos grandes.

O holandês Clarence Seedorf veio em 2012, e a torcida, depois de longo tempo, pôde voltar aos estádios para aplaudir um craque. A aposta da vez é outro veterano consagrado na Europa, o marfinense Yaya Touré. As negociações prosseguem, mas parece que o clube, em termos de grana, não tem mais um taxista (nem mesmo um motorista de Uber) para completar a bolada.

Keisuke Honda já chegou. Reportagem da Folha revelou que, aos 33 anos, o japonês é mais empresário do que atacante. Em seus negócios, destaca-se uma sociedade com o ator Will Smith: um fundo de investimento que movimenta milhões de dólares. Periga ele fazer uma proposta para comprar o Botafogo.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.