Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Lockdown ou churrascão?

Enquanto se briga contra estrangeirismos, Bolsonaro desrespeita o luto de milhares de brasileiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na terrinha, eles não têm mais dúvida: "O teletrabalho veio para ficar", estampou o "Expresso". O jornal se referia ao que nós, desde o início da pandemia de coronavírus, tratamos por home office.

Os portugueses são chegados —não fossem nascidos em Portugal, ora pois, pois— a aportuguesar. Mouse é rato, e estamos conversados. Assim como site é sítio, e não se fala mais nisso. Salvar é guardar, deletar é apagar, e-mail é correio eletrônico. Optam, sempre que possível, por termos já existentes na língua, evitando cair no ridículo. Recordo a época em que locutores de televisão enchiam a boca e pronunciavam slow motion, quando podiam muito bem falar câmera lenta, de comunicação direta.

Isso não significa que os portugueses não incorporem palavras estrangeiras aos pontapés, para copiar uma expressão deles. Lá como cá, não há aversão a tais palavras, que entram na língua sem pedir licença e, de certa maneira, a mantém viva. É por isso que não entendo a grita contra o uso do termo lockdown, que pode ser traduzido por confinamento, mas perdendo em impacto. De repente todo mundo virou Aldo Rebelo (lembram do gajo?). Em 1999, o deputado do PC do B quis transformar em lei a proposta de que "toda vez em que fosse usada uma palavra estrangeira para uma comunicação ao público, o emissor da mensagem teria de disponibilizar a tradução em português". Rebelo ainda anda por aí, disponibilizando adoidado, e ninguém lhe dá a mínima.

Surgiram sugestões para substituir lockdown. A melhor delas: isolamento obrigatório. Outros pitacos criativos: bloqueio total, fecha-geral, proibidão, tranca-rua, segura-onda, sossega-rabo.

Bolsonaro tentou forçar a barra e fazer do lockdown um churrascão. Pegou mal até entre os fanáticos. Ele então resolveu aviltar o luto de milhares de brasileiros passeando de... como se diz mesmo jet-ski em português castiço?

Jair Bolsonaro passeando de Jet Ski
Bolsonaro passeia de jet ski pelo lago Paranoá - Reprodução - 9.mai.2020

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.