Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Guerra conjugal na quarentena

Trabalham em casa, cada um no seu laptop, horas seguidas, para esquecer a presença do outro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Namorados havia dois anos, aproveitaram para se despedir da solteirice no Carnaval. Ela foi com duas amigas se acabar nas ladeiras de Olinda; ele conseguiu sobreviver à maratona do Boi Tolo pelas ruas do velho Centro do Rio. Depois da folia, o casamento, de papel passado e tudo. Enfim sós no quarto-e-sala que descolaram no Catete, levaram pouco mais de um mês para descobrir que não conseguem se aturar sob o mesmo teto.

Mas aí o mundo já estava sofrendo a Covid-19, e eles não têm, por enquanto, como se separar. O homem deita num colchonete na sala, a mulher na cama do quarto. Trabalham em casa, cada um com seu laptop, horas seguidas, para esquecer a presença do outro. Vivem como modernos personagens de “A Guerra Conjugal”, obra-prima de Dalton Trevisan, encarando “as batalhas da Ilíada doméstica”, “as mil e uma noites de discussão, insônia e ranger de dentes”.

Em busca da nova normalidade, invejam os amigos que têm enfrentado problemas menores na quarentena: a energia dos filhos que andam de skate e jogam futebol no corredor; o síndico que, ao reclamar do barulho, berra na janela; a obrigatoriedade de usar máscara até nas áreas comuns do edifício; a internet que cai na hora da live da Teresa Cristina; os vizinhos que no fim de semana fazem festa e saem patrioticamente em carreata.

Odeiam os casais de celebridades que se expõem na mídia. Todos felizes e sorridentes fazendo pão, lavando louça, faxinando, brincando com sofisticados aparelhos sexuais.

Por sorte, até agora não sofreram fobias nem transtornos mentais típicos de um longo confinamento: depressão, ansiedade, medo, pânico, alcoolismo, suicídio. Afinal, não é tão ruim assim, pensam, diante da geladeira cheia. Mal ou bem, não estão debaixo da marquise. Lá fora muita gente já vivia e continua a viver na rua —uma gente que, nem sonhando, pode fazer pão em casa.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.