Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Nunca houve nada igual à Copa de 70

Há 50 anos a seleção brasileira mesclou ginga de craque e modernidade tática

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um Carnaval em junho, cuja empolgação aumentava a cada triunfo nos gramados. Pessoas de aparência estranha (os cabelos longos, com enormes costeletas os homens e franjas tipo cortina as mulheres, metidos dentro de calças boca de sino) saíam às ruas de carro (Opalas, Corcéis, Fuscas, todos coloridos) com o intuito deliberado de provocar engarrafamentos. Numa zorra, abraçavam-se, beijavam-se, sambavam, cantavam estribilhos bandalhos envolvendo a rainha da Inglaterra. Gritavam e buzinavam. Buzinavam demais.

Uma espécie de ancestral do janelaço —mas contra outro adversário, o regime militar. Há 50 anos, quando o Brasil ganhou a Copa do México, a ditadura operava o seu milagre.

Foto oficial da seleção brasileira que jogou na Copa do Mundo de 1970
Foto oficial da seleção brasileira que jogou na Copa do Mundo de 1970 - Reprodução

O menino que eu era, com sete anos, não entendia aquilo direito. Tampouco por que meu pai, depois da vitória sobre a Itália na final, insistia em chamar o garçom do bar onde estávamos festejando, na Lagoa, de Clodoaldo. O cara nem de longe parecia o Clodoaldo. Mas a alegria mandava, e eu, nas peladas improvisadas após as partidas, já estava quase conseguindo imitar o Jairzinho dando chapéu no goleiro, matando no peito e fuzilando a rede. O Clodoaldo, que driblara quatro italianos na ginga de corpo, era muito mais difícil.

Sob o sol vertical do México, Félix, Carlos Alberto, Brito, Piazza, Fontana, Everaldo, Marco Antônio, Gérson, Rivelino, Paulo César, Tostão, Roberto, Edu, Pelé, além dos dois já citados —craques azeitados por Zagallo numa modernidade tática que até hoje surpreende.

Respeito quem viveu 1958 e põe o time campeão do mundo pela primeira vez na Suécia como o melhor do futebol brasileiro. Mas não entendo as viúvas de 1982, que endeusam o fracasso da equipe comandada por Telê, o teimoso. Palavra de criança: nunca houve nada igual à Copa de 70. E, como sabe o escritor Javier Marías, “o futebol é a recuperação semanal da infância”.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.