Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Witzel e o impeachment

Depois das denúncias de desvio de dinheiro público na área da saúde, governador do Rio está sozinho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dois bicudos que hoje não se beijam, Jair Bolsonaro e Wilson Witzel têm mais coisas em comum do que imaginam. Ambos adotaram o militarismo como estratégia para alcançar o poder, mas suas trajetórias nas Forças Armadas estão longe de servir como modelo. De Bolsonaro, ficou o registro definitivo do general Ernesto Geisel: “Mau militar”.

Na revista Piauí de julho, o repórter Allan de Abreu, ao traçar o perfil do governador do Rio, revela o ponto alto de sua passagem pela Marinha. De apelido Rambo, pelo hábito de sempre levar uma faca presa na panturrilha, o tenente Witzel, liderando um grupo de fuzileiros, viu-se numa encruzilhada durante um exercício na zona da mata de Minas Gerais: “Vocês todos vão para aquele lado, e eu vou sozinho por esse aqui”, decidiu. Só reapareceu dali a dois dias, assustado, envergonhado, coberto de lama e morto de fome: “Escorreguei num barranco e me perdi”.

Depois de escorregar e enlamear-se com denúncias de desvio de dinheiro na Saúde, num esquema que segundo os investigadores já existia antes da Covid-19, mas que se intensificou durante a pandemia, o “naval” —como o chamava Bolsonaro no início do namoro político— está de novo perdido, enfrentando um processo de impeachment.

Perdido e sozinho na selva escura. Será que ele ainda tem a faca do Rambo? Quase todos os que estiveram ao seu lado na surpreendente vitória eleitoral —dois meses antes do primeiro turno, o desconhecido candidato tinha 1% das intenções de voto— o abandonaram. O empresário Mário Peixoto, dono de contratos suspeitos com o governo estadual desde a época da quadrilha do Cabral, está preso. Bolsonaro usa a máquina para derrubá-lo. A Igreja Universal e a milícia, antigos aliados, hoje lhe mostram a língua.

O seu vice, Cláudio Castro, é um novo Temer: trabalha em silêncio. Ex-cantor gospel, já foi mordido pela mosca azul.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.