Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Quem nos guardará dos guardiões?

O mais inacreditável é que Crivella, que escapou de mais um processo de impeachment, não desmente a existência da sua inacreditável tropa de intimidação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“Isso é ‘fêique nilze’, meu querido”, disse o capanga, partindo para cima do homem que havia perdido um dedo e dava entrevista em frente ao hospital.

O mais inacreditável é que o prefeito do Rio não desmente a existência dos inacreditáveis “Guardiões do Crivella”, facção formada por servidores públicos que ganham salários em torno de R$ 4.000 e dão plantão na porta dos hospitais para refutar as reclamações de pacientes que sofrem com o caos da saúde em plena pandemia. Contradizendo e constrangendo os cidadãos, eles também impedem o trabalho de jornalistas.

Crivella é um instrumento do projeto em curso no país de dominação política por igrejas neopentecostais. Depois da denúncia, publicou no Instagram uma passagem bíblica inocentando-se por agir fora da lei —“Porque eu sei que meu Redentor vive, e que no fim se levantará a meu favor”— e um vídeo acusando a Rede Globo de divulgar fake news. Ou “fêique nilze”, na linguagem barroca do servidor da prefeitura.

A emissora revelou o esquema de intimidação organizado em grupos de WhatsApp com escalas diárias, horários rígidos e ameaças de demissão em caso de falta ao plantão em frente às unidades de saúde. Truculentos, mal-encarados, boçais, os milicianos, digo, os guardiões do Crivella ganham mais do que médicos da rede municipal. Eles estão sendo investigados pela Polícia Civil. Mas o pedido de impeachment contra o prefeito —que tenta a reeleição com apoio do Planalto— foi arquivado na Câmara com o voto de 25 vereadores-guardiões.

Os jagunços, digo, os guardiões gritam “Globolixo” para ameaçar a imprensa. E berram “Bolsomito”. Não escondem a filiação àquele que exibiu sua índole de torturador —“encher tua boca com porrada”— diante do repórter que perguntou sobre depósitos feitos por um tal Queiroz na conta de certa primeira-dama. Quem irá nos guardar dos guardiões?

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.