Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

O Bolsonaro que ruge

Ao sugerir que o Brasil poderá entrar em guerra contra os Estados Unidos, presidente mergulha as Forças Armadas na chacota

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sobrou mais uma vez para as Forças Armadas, cuja desmoralização é o maior e mais bem realizado trabalho do governo. Não cabe mais citar o lugar-comum "Freud explica" para justificar as ações do capitão que, eleito presidente, passa a humilhar militares de alta patente, reduzindo-os a recrutas zeros. Ao sugerir que o Brasil poderá entrar numa guerra contra os Estados Unidos, Bolsonaro autorizou a chacota geral.

"Apenas a diplomacia não dá. Quando acaba a saliva, tem que ter pólvora", disse o presidente, em seu mais recente ataque de pelanca, referindo-se a possíveis sanções econômicas do candidato eleito Joe Biden para impedir o desmatamento da Amazônia. Aparentemente sem se importar com o tamanho do buraco em que o Exército está metido, o general Mourão entrou na onda e gozou a declaração do chefe: "É uma figura de retórica".

Logo surgiram nas redes sociais mil memes, a maioria mostrando bravos soldados brasileiros pintando meios-fios e caiando troncos de árvores. Os cinéfilos lembraram dois filmes, duas comédias: "O Rato que Ruge", em que um pequeno país declara guerra à maior potência do mundo para mascarar uma crise interna, e "O Incrível Exército de Brancaleone", no qual um bando de esfarrapados e mortos de fome parte em busca de conquistas territoriais.

No mesmo dia em que cometeu a bravata bélica, Bolsonaro exercitou sua psicopatia verbal ao festejar a suspensão dos testes da vacina Coronavac e considerar como vitória política a morte de um voluntário. Além disso, pôs o trabalho da Anvisa sob suspeita de aparelhamento.

Seu descontrole nada tem a ver com cortina de fumaça. São crimes de responsabilidade, motivados pelo agravamento das denúncias envolvendo Flávio Bolsonaro, a derrota de Trump, o fracasso de seus candidatos nas eleições e a incapacidade de enfrentar a pandemia. O mito está derretendo no óleo do ódio.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.