Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

A terra de Clarice Lispector

Nascida na Ucrânia há cem anos, escritora segue a linhagem carioca de Machado de Assis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Era Clarice uma escritora carioca? Era. Não sou eu quem diz, mas Rubem Braga: "A ucrano-pernambucana Clarice Lispector é, na verdade, uma grande contista carioca, da boa e nobre linhagem de Machado de Assis".

Os argumentos do velho Braga —expressos na revista Manchete, em 1965— baseiam-se na leitura de "Laços de Família", reunião de histórias curtas publicada cinco anos antes. Ao analisar a obra de Clarice, ele põe de lado o que os críticos sempre ressaltaram —a introspecção das personagens, seus tumultos e confusões da alma— para valorizar a sensibilidade "às luzes, aos rumores, às brisas e à temperatura, a detalhes da paisagem e do ambiente".

Em "Feliz Aniversário", a nora de Olaria é a imagem do acanhamento, com o vestido azul drapejado que lhe disfarça a barriga, ao chegar para o ajantarado em Copacabana. A portuguesa que protagoniza "Devaneio e Embriaguez duma Rapariga" só poderia viver na rua do Riachuelo e beber vinho verde na praça Tiradentes. Nas mãos de Clarice, o Jardim Botânico --cenário do conto "Amor"-- transmuda-se em pesadelo real, cheio de vida e horror.

Estátua de Clarice Lispector no Leme, Rio de Janeiro - Andre Melo Andrade/Immagini/Folhapress

No romance "A Hora da Estrela", Macabéa vive numa vaga, quarto compartilhado com quatro balconistas, nos fundos do velho sobrado colonial que fica na "áspera rua do Acre, entre prostitutas que serviam a marinheiros, depósitos de carvão e de cimento em pó, não longe do cais do porto".

Em suas crônicas para o Jornal do Brasil, Clarice revela uma cidade desconhecida e uma gente que mora longe: "Na Zona Norte sopra uma vento quente, um siroco. No saguão cinco moças sem cor já tomaram o banho da tarde, os cabelos secam ao siroco. Têm olhos pretos, braços redondos, bocas desbotadas".

Nesta quinta (10), em que se festeja o centenário de nascimento da escritora que se tornou carioca, sua estátua no Leme terá um ar de felicidade nada clandestina.

Quatro pessoas, sendo duas crianças, sentadas na areia de uma praia e olhando para a câmera
Clarice Lispector com os filhos Pedro e Paulo e a amiga Lucinda Martins, na praia do Leme, Rio, na década de 1960 - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.