Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

CPI da autodestruição

Para disfarçar derrota do governo, Bolsonaro volta a preocupar-se com o beijo gay

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na hora em que se mobiliza para combater a CPI da Covid, o governo atira no pé. Se um observador internacional chegasse hoje a Brasília, a primeira coisa que pensaria é que o país está nas mãos de um bando de lunáticos autodestrutivos.

Ex-ministro da Saúde que não sabia o que é o SUS, o general Pazuello desfilou sem máscara num shopping de Manaus, cidade que, por falta de oxigênio, registrou em janeiro uma das mais altas taxas de letalidade do mundo. Cobrado por ignorar a proteção, Pazuello reagiu fazendo piada. Diante dos senadores, ele manterá o bom humor?

Um dos articuladores das forças governistas para minar a comissão, o que revelou o chefe da Casa Civil, general Ramos? Em reunião do Conselho de Saúde transmitida ao vivo pela internet, admitiu uma molecagem: tomou a vacina escondido para driblar a orientação do Planalto. E não foi só ele. Outros dois ministros —um almirante e um general— curvaram-se aos caprichos do capitão da cloroquina. Bento Albuquerque, de Minas e Energia, e Braga Netto, da Defesa, também se vacinaram em segredo.

Ramos ainda revelou que tenta convencer o presidente —que devia ser o primeiro a mostrar o muque de atleta para receber a picada— a imunizar-se. Com negacionista é assim. Não bastasse, o Ministério da Saúde encontrou 100 mil doses de imunizantes "esquecidas" num canto de almoxarifado. Com esse tipo de gente a ser investigada, Renan Calheiros não terá de se esforçar para produzir um relatório concludente e devastador. Divulgados pela imprensa, os crimes são de conhecimento geral, inclusive daqueles que continuam a apoiar Bolsonaro.

A batalha na CPI está perdida. Bolsonaro aproveita o momento para confabular com membros de sua seita no cercadinho do Alvorada, condenando a prática do beijo gay na época do PT. Quem dera tivesse a dupla fixação com a saúde e a vida dos brasileiros.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.