Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

CPI da Covid ou concurso de lorotas?

Pazzuelo se atrapalha e entrega o maior culpado de todos: Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como naquela antiga série de TV --"The Twilight Zone", criada por Rod Serling, misturando ficção científica, suspense, fantasia e terror--, o governo entrou numa outra dimensão, "tão vasta quanto o espaço e tão desprovida de tempo quanto o infinito". Um mundo colateral, uma zona fantasma, uma região submersa, onde a mentira está além da imaginação.

A situação absurda em que estamos mergulhados permite que o presidente trate com naturalidade tanto a existência do orçamento paralelo --R$ 3 bilhões destinados a bancar o silêncio e o apoio do Congresso-- quanto a sua criminosa condução do enfrentamento da pandemia. Com a vacinação longe da velocidade ideal, o Brasil se aproxima do meio milhão de mortos, e muita gente não se espanta mais com o horror.

A CPI em curso —já encarada por parte da população como entretenimento— está sob risco de desmoralização. O ex-chanceler Ernesto Araújo caprichou na cara de pau ao negar que tenha feito ataques à China. "Ah... uh... ah", gaguejou ele, antes de mentir. Aliás, é Comissão Parlamentar de Inquérito ou Concurso de Lorotas, Patranhas e Cascatas?

Com seu depoimento, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello candidatou-se a ganhar o Oscar na categoria versões e contradições. Ensaiado para defender o chefe e protegido por habeas corpus, interpretou o papel do militar cumpridor de ordens e arrogante. Até quando passou mal e sofreu perda de consciência conseguiu disfarçar afirmando que, pelo contrário, nunca se sentiu tão bem na vida.

Mas uma hora deu branco --lapso de memória que pode ocorrer aos mais experimentados atores--, e ele deixou escapar ao menos uma verdade. Bolsonaro comandou a reunião em que o governo decidiu que, diante da crise de oxigênio, não haveria intervenção na saúde do Amazonas. No anticlímax do espetáculo, o general entregou o maior culpado de todos: Bolsonaro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.