Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Amém à corrupção

Na compra de vacinas e até no Cristo Redentor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ricardo Salles pediu demissão, mas o estrago foi feito e vai prosseguir. Ele deixou o caminho da boiada livre para o sucessor. Criou regras que dificultam a aplicação de multas, solapou os poderes da pasta ambiental limitando a atuação dos fiscais e os substituindo, favoreceu o trabalho de garimpeiros ilegais e grileiros de terras, bancou um esquema de contrabando de madeira. E comprou briga com a Polícia Federal —único erro na sua estratégia de destruição. Foi o maior predador da história da Amazônia debaixo do nariz do Exército.

Tudo isso só foi possível porque ele agiu com o amém de Bolsonaro, que agora o descarta para desviar a atenção do escândalo envolvendo a compra da vacina Covaxin. Salles tinha tanta liberdade que decidiu mandar no Cristo Redentor. Segundo o Ministério Público Federal, a gestão dele atuou para favorecer, sem licitação, o grupo Cataratas na exploração comercial do ponto turístico no alto do Corcovado.

São seis pequenas lojas de alimentação e suvenires que funcionam aos pés do monumento, que antes da pandemia recebia cerca de dois milhões de visitantes por ano. Uma delas estava nas mãos da mesma família há quatro gerações. Bisavós do atual lojista ganharam a concessão da Igreja Católica. Em julho de 2019 ele recebeu uma ordem de despejo da ICMBio, órgão do Ministério do Meio Ambiente responsável pelo Parque Nacional da Tijuca, área de floresta urbana que circunda o Cristo.

Na terça (22) as lojas foram desocupadas. A Arquidiocese do Rio de Janeiro defende a permanência dos antigos comerciantes e afirma que o terreno pertence à Igreja. Salles caiu e pode até ser preso, mas a disputa judicial pela exploração do Santuário não acabou.

Às vésperas do seu aniversário de 90 anos, do alto e de braços abertos, o Cristo Redentor tem acompanhado a transformação do país em feira de milicianos. Mas não esperava que a sujeira chegasse tão perto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.