Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Carnaval de fogo na cultura

A debilidade de Mario Frias só não é total na hora de sair em defesa da arte golpista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao varejar as redes sociais de Mario Frias e André Porciúncula —o número um e o número dois da Secretaria Especial da Cultura—, o repórter Bolívar Torres fez uma descoberta extraordinária: eles leem. Ou pelo menos cultivam um escritor de estimação, o inglês G. K. Chesterton (1874-1936), que foi apresentado a eles pelo influenciador digital Olavo de Carvalho, uma das cabeças de Hidra do governo Bolsonaro.

Chesterton é um autor carola. Num estilo elegante, escreveu ensaios de apologia ao cristianismo e livros de ficção: o romance cômico “O Homem que Foi Quinta-Feira” e os contos policiais protagonizados pelo padre Brown, um Sherlock Holmes de batina. O que interessa a Frias, ex-galã de “Malhação”, e a Porciúncula, ex-capitão da PM, são as baboseiras, as pérolas de sabedoria do tipo “Há uma beleza mística na simplicidade da vida comum” ou “Se verdadeiramente vale a pena fazer uma coisa, vale a pena fazê-la a todo custo”.

Puro conselheiro Acácio. Mas que explicam o que a dupla anda fazendo na cultura. A todo custo, é preciso destruí-la. A frase de um Bolsonaro ainda candidato à Presidência, após o incêndio do Museu Nacional —“Já está feito, já pegou fogo, quer que eu faça o quê?”—, foi só um trailer do filme de horror a que estamos assistindo.

Os dois arrivistas não devem ter sido consultados sobre o leilão (temporariamente suspenso) do Palácio Capanema, manobra do ministro Paulo Guedes para encher o caixa da reeleição. Se fossem ouvidos, cruzariam os braços, como fizeram diante do incêndio na Cinemateca Nacional. A debilidade de Frias só não é total na hora de sair em defesa da arte golpista.

Agora é a sede da Funarte, no Centro do Rio, que está ameaçada pelas chamas e não tem sequer uma gota d’água nas torneiras. À espera do carnaval de fogo, o prédio de 13 andares armazena um acervo com dois milhões de itens ligados ao teatro, circo, dança, música e artes visuais.

Saguão na sede da Funarte, no Rio de Janeiro, onde ficam um tapete projetado por Oscar Niemeyer e um painel de Cândido Portinari - Ricardo Borges - 16.mai.2016/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.