Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Bolsonaro, o tiozão da ralé

Campanha da reeleição será feita em serviço de mensagens fora da lei e sem moderação de conteúdo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 2016, durante a corrida eleitoral entre Hillary Clinton e Donald Trump nos EUA, o Facebook registrou uma avalanche de mentiras em que um lado se empenhava em demonizar o outro. Os sites de notícias falsas forneceram todo tipo de baixaria que o público costuma consumir avidamente. Por exemplo: sem que ninguém soubesse Hillary estaria em coma; seu marido, Bill Clinton, tivera um filho fora do casamento.

A empresa tentou resolver o problema introduzindo uma mudança de algoritmo, a qual fazia com que o conteúdo de parentes e amigos prevalecesse. Só que, ao priorizar estes, o Facebook solapou os sites de notícias confiáveis. Os usuários deixaram de ver em destaque as postagens de jornais. E continuaram a ver as notícias falsas e as de viés político-partidário postadas por amigos e familiares. Foi o embrião do “tio do zap”.

A história está no livro recém-lançado “Uma Verdade Incômoda” (Companhia das Letras). Nele, as repórteres Cecilia Kang e Sheera Frenkel, do jornal The New York Times, mostram que os erros não foram acidentais. É assim que a plataforma criada por Mark Zuckerberg foi programada para funcionar e faturar, manipulando dados pessoais, espalhando inverdades e amplificando teorias de conspiração e discursos de ódio.

A CPI da Covid vai pedir o indiciamento de Bolsonaro por 11 crimes, entre os quais o de ter promovido curas e métodos de prevenção da pandemia sem comprovação científica, desaconselhado o uso de máscaras e incentivado aglomerações. Tudo pelas redes sociais, onde tem cerca de 40 milhões de seguidores.

Para as eleições de 2022, Bolsonaro já elegeu o Telegram, serviço de mensagens concorrente do WhatsApp, que funciona à margem da lei e sem moderação de conteúdo. É a ralé dos aplicativos: grupos com até 200 mil pessoas que se informam sobre armas, nazismo, pornografia, venda de drogas e dados privados, o diabinho que se esconde dentro das vacinas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.