Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Bolsonaro está preso no cercadinho

Pronunciamento de Ano Novo foi um trailer da campanha: só mentiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mala que é mala não perde viagem. O eleito para o cargo de presidente da República escolheu a noite de Ano-Novo para fazer um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão. Em mais uma homenagem ao seu herói Brilhante Ustra, foram seis minutos de tortura. Aposto que nem a claque de esparros e lambe-botas Marcelo Queiroga, o ministro da Saúde, à frente— aguentou ouvir 30 segundos da ladainha. Não é que Bolsonaro não saiba ler no teleprompter; o que ele não sabe é ler.

0
Bolsonaro em pronunciamento na TV em 31.dez.2021 - Divulgação

Como há quem ainda se espante com as ações e as falas do ocupante do Planalto e até aqueles que à época da eleição nem imaginavam que ele seria o pior presidente da história do país, houve quem esperasse uma palavra breve e protocolar sobre fé, esperança e bom senso —não mais que dois minutos que terminassem num discreto sorriso—, uma mensagem de força aos brasileiros depois do terrível ano de 2021. Qual nada.

O que se viu foi sua cara feia de dor de barriga. E o festival de mentiras --marca registrada do bolsonarismo-- de cada santo dia. Apesar do asco, ele conseguiu provocar algumas gargalhadas ao lembrar que completa "três anos de governo sem corrupção". Mentiu sobre o combate à Covid, afirmando que em 2020 "não existia vacina disponível no mercado". Esqueceu a decisão de rejeitar, naquele ano, a proposta da Pfizer, que oferecia 70 milhões de doses com início da imunização em dezembro.

Ao contrário do que diz no cercadinho e nas lives para sua minoria de fanáticos, elogiou a campanha de vacinação. Por um breve momento se transformou em outra pessoa, ao constatar um desejo da população que ele fez de tudo para impedir que se tornasse realidade: "Fomos um exemplo para o mundo".

Sim, fomos, porque lhe demos uma banana.

Se o pronunciamento, acompanhado de norte a sul do país com panelaços de fúria, foi um trailer da campanha à reeleição, Bolsonaro está preso no seu cercadinho cada vez menor.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.