Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva
Descrição de chapéu

Faroeste eleitoral

Bolsonaro, de novo, tenta alterar o Estatuto do Desarmamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se fosse um filme dos Três Patetas, a cena não teria graça, mas talvez conseguisse entreter a plateia já entorpecida por outras idiotices. Como ato público de um presidente da República que se orgulha de seu passado como capitão do Exército, só uma palavra define: ridículo.

No papel de Moe, com aquele cabelo em forma de cuia, Bolsonaro tenta disparar uma pistola e não consegue. É então ajudado por Larry, quer dizer, o vereador Carlos Bolsonaro, e depois por Curly, o instrutor do clube de tiro em Brasília. Inábil ou temeroso demais para apertar o gatilho, Moe demonstra irritação, mas antes de partir para a violência gratuita —tapas, socos, pontapés, nariz torcido, dedada no olho, habituais nos Três Patetas— o registro das imagens é cortado, frustrando a galera bolsonarista das redes sociais.

Familia Bolsonaro: Flávio, Jair, Eduardo e Carlos - Reprodução


Apesar de malograda, a estratégia era evidente: chamar a atenção para o projeto de lei do Executivo que de novo tenta alterar o Estatuto do Desarmamento de 2003, liberando o porte de arma para caçadores, atiradores e colecionadores. O PL pede ainda a extinção da marcação de munições, inclusive para as forças de segurança, impedindo seu rastreamento. Se aprovado no Congresso, o país poderá ter meio milhão de pessoas com armas no coldre andando pelas ruas. Um cenário de faroeste em ano eleitoral.
Bolsonaro pensa e age como Mussolini. Com pequenas variações, vive a repetir um conceito do líder fascista: "Só um povo armado é forte e livre".

Um atirador esportivo foi preso em recente operação da Polícia Civil do Rio. Conhecido como Bala 40 e com certeza um paladino das liberdades individuais, ele estocava um arsenal em sua casa no bairro do Grajaú —26 fuzis (AR 15 e 5.56), 21 pistolas, dois revólveres, três carabinas, uma espingarda calibre 12, um rifle e um mosquetão, além de grande quantidade de munição— e negociava via WhatsApp com organizações criminosas e milicianas. Todas fortes e livres.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.