Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

A bancada do golpe

O fato de golpistas assumidos pedirem votos não é paradoxo, é retrato do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Há males que vêm pra pior." Lembrei a frase de Millôr Fernandes (aliás, o que o guru do Méier diria sobre o abismo em que nos metemos?) ao descobrir que, além das bancadas da bala, do boi e da Bíblia, prepara-se uma nova para povoar o Congresso: a dos alvos do STF, ou, simplificando, a bancada do golpe. O fato de golpistas assumidos pedirem votos à população não é um paradoxo, é o retrato do Brasil.

Com a cara de pau que Bolsonaro lhes deu, vão se candidatar, entre outros, Zé Trovão, que incentivou caminhoneiros a fechar as estradas do país no golpe fracassado de 7 de setembro; Roberto Jefferson, veterano do mensalão; Otávio Fakhoury, empresário que financia mentiras na rede. O ferrabrás Daniel Silveira aguarda o julgamento na corte para saber se poderá concorrer ao Senado. Vale até revelar podres do ex-chefe, como faz Abraham Weintraub, que mira alto: o governo de São Paulo.

Não são apenas os golpistas que buscam escapar da cadeia adquirindo imunidade parlamentar. A turma da cloroquina também se mobiliza. A médica Nise Yamaguchi, integrante do gabinete paralelo no Ministério da Saúde, sonha com o Senado, e Mayra Pinheiro, ex-secretária da pasta conhecida como Capitã Cloroquina, com a Câmara. O general Eduardo Pazuello, que do desastre na condução do combate à pandemia passou a assessor-fantasma no Planalto, tentará uma cadeira de deputado pelo Rio de Janeiro.

Como na festa de arromba das eleições sempre cabe mais um penetra, Eduardo Cunha está de volta depois da cana. Cuspindo no prato carioca em que se refestelou, ele agora é dono de partido político em São Paulo e, apesar de inelegível, garante que será candidato. Periga até ser presidente da Câmara outra vez. E estou curioso para ver quantos votos terá o Queiroz, com ou sem apoio da família.

Se Bolsonaro não ganhar, mas essa gente se eleger, pense no trabalho que terá o próximo presidente para lidar com o Congresso.

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello quando em plena pandemia passeou sem máscara em shopping de Manaus - Jaqueline Bastos -26.abr.2021/Arquivo pessoal

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.