Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Eleitores de Bolsonaro aprovam a destruição do país

Se não houvesse a pandemia e Lula não existisse, o capitão estaria melhor na foto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como no fantástico miniconto do escritor guatemalteco Augusto Monterroso —"Quando acordou o dinossauro ainda estava lá"—, Bolsonaro continua vivo. Depois de quatro anos no poder, quase metade dos eleitores decidiu que a destruição do país que ele promoveu e promete promover mais deve prosseguir. Faltou fazer certas coisas.

Se (de acordo com as pesquisas) Lula passou a campanha inteira do primeiro turno como o adversário a ser alcançado, no segundo Bolsonaro é o candidato a ser batido —e não será fácil. O voto útil trabalhado pela campanha lulista veio de forma inversa: eleitores de Tebet e sobretudo de Ciro, a terceira via inexistente, migraram para o lado do capitão. O antipetismo, embora menor do que em 2018, ainda desequilibra —ou, no caso, equilibrou as duas maiores preferências.

A extrema direita e o reacionarismo deram provas de sua força. Uma força sorrateiramente oculta, mas que na hora agá revela-se nas urnas. Apesar de seus desempenhos pífios e até criminosos, sete ex-ministros asseguraram vagas no Congresso: Damares Alves, Tereza Cristina, Rogério Marinho, Marcos Pontes e Sergio Moro no Senado; na Câmara, Ricardo Salles e Eduardo Pazuello, este o "cumpridor de ordens" no combate desastroso à Covid. Contrariando as previsões, o vice-presidente Hamilton Mourão se elegeu senador no Rio Grande do Sul.

Descolando-se do presidente, mas mantendo a linha conservadora, Romeu Zema e Cláudio Castro levaram de lavada os governos de Minas e do Rio. Em São Paulo, o bolsonarista Tarcísio de Freitas herdou os eleitores do PSDB, partido em extinção, e chegou para a segunda rodada à frente do petista Fernando Haddad.

A impressão é que, se não tivesse existido a pandemia e se Lula não fosse um fenômeno político, capaz de vencer em todos os estados do Nordeste, Bolsonaro estaria hoje melhor na foto. Centrão, máquina estatal e bilhões da PEC Kamikaze acabaram funcionando.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.