Américo José

Consultor empresarial, palestrante e sócio-diretor da ChertoAtco. É formado em propaganda e marketing.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Américo José

É importante saber tirar lições dos tropeços e seguir em frente

Crédito: Fotolia SAO PAULO, SP, 19.02.2017: - Bloco Academicos do baixo augusta. (Foto: Bruno Poletti/Folhapress FSP-COTIDIANO***EXCLUSIVO FOLHA***

Infelizmente, é muito comum que as coisas não ocorram da maneira que planejamos. O problema é que, quando nossos desejos não se concretizam, naturalmente ficamos frustrados, e essa frustração pode nos fazer desistir de buscar o que desejamos. Como lidar com a frustração e voltar a ter ânimo para continuar a perseguir nossos sonhos?

Ao longo da minha carreira, tenho observado que as pessoas mais bem-sucedidas não são aquelas que sempre acertaram. As mais vitoriosas são as que tiveram resiliência para lidar com frustrações, sabendo tirar lições dos tropeços e seguindo em frente com mais garra do que antes. Como elas conseguem reverter uma frustração?

O primeiro passo é reavaliar o seu desejo. Eu realmente queria muito que aquilo tivesse acontecido? Se eu tivesse conseguido, minha vida teria mudado? Ou seria mais um acontecimento que passaria despercebido na minha trajetória? Muitas vezes descobrimos que o que desejávamos nem era tão importante.

Um amigo, certa vez, se inscreveu em processos seletivos de duas empresas: passou em um e foi reprovado em outro. Durante muito tempo, ficou se lamentando pela vaga perdida, que oferecia um salário mais alto. Até que um dia se deu conta de que estava feliz no novo trabalho, mesmo ganhando menos.

Outro ponto importante para superar a frustração é adequar seu desejo à realidade. Quando miramos em objetivos irreais, nos frustramos. Um exemplo são as promessas de fim de ano, especialmente as que envolvem perda de peso. A garota que deseja ostentar corpo de musa fitness esquece que isso exige horas de malhação diária, dieta regrada e, às vezes, procedimentos estéticos.

Quem não tem disciplina, tempo e os recursos necessários dificilmente vai conquistar aquele resultado. Então que tal pensar em um plano de emagrecimento realista, que leve em conta sua rotina e as características do seu corpo? Estabelecer metas alcançáveis é fundamental para não desanimar no caminho.

Sabemos como é difícil retomar um projeto frustrado, não é mesmo? Depois que tentamos alcançar um objetivo e não conseguimos, a sensação é que jamais conseguiremos. Pensamos que o melhor seria desistir.

Para sair desse estado derrotista, nada melhor do que conversar com outras pessoas. Amigos, familiares ou terapeutas podem trazer novas ideias, olhar o problema por outro ângulo, compartilhar experiências e dar dicas sobre como você pode agir para não cometer novamente os mesmos erros.

Por fim, lembre-se de não colocar toda a sua felicidade na dependência do sucesso de um único projeto. Há várias coisas que contribuem para nos fazer felizes, nunca uma só. Com isso em mente, vai ficar mais fácil se preparar para os tropeços da vida e evitar a frustração.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.