Américo José

Consultor empresarial, palestrante e sócio-diretor da ChertoAtco. É formado em propaganda e marketing.

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Américo José
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De que adianta uma empresa conhecer os meios digitais e não se conectar ao cliente?

Gestores esquecem de algo fundamental: a mensagem que querem passar

Já imaginou se você pudesse conversar com cada um dos seus clientes bem de pertinho, a qualquer hora do dia? O que diria a eles?

Já faz algum tempo que a tecnologia permite que os anúncios das empresas cheguem a públicos cada vez mais segmentados. Nas redes sociais, os anunciantes hoje contam com filtros muito específicos que permitem selecionar o público-alvo.

Isso resulta em uma comunicação direta, individualizada e ao mesmo tempo feita em larga escala, ainda que passe a sensação de ser algo bem direcionado e pessoal. Trata-se de uma revolução no relacionamento com os clientes.

Porém, muitas empresas estão desperdiçando essa oportunidade que a tecnologia traz. Muitos gestores se preocupam em entender o funcionamento das ferramentas digitais, em segmentar os anúncios, em otimizar a verba de marketing, mas se esquecem do fundamental: a mensagem que querem passar.

De que adianta encontrar o cliente e conseguir a atenção dele se na hora de transmitir a mensagem a empresa falha? Hoje em dia, o que mais se vê é o cliente certo lendo o anúncio errado.

Empresas repetem exaustivamente que são as melhores em suas categorias, que têm os melhores produtos, o melhor atendimento, os melhores preços, a melhor qualidade, as melhores condições de pagamento. Tudo muito vazio, chato, repetitivo e muitas vezes até mentiroso.

Qual foi o último anúncio que realmente lhe causou impacto ao aparecer na sua timeline?

Uma pessoa segura um smartphone com a mão esquerda e, com o dedo indicador direito, mexe na tela. Atrás, há um teclado de computador, um mouse e uma xícara com café
Comunicação digital é direta, individualizada e ao mesmo tempo feita em larga escala - Fotolia

Hoje, o consumidor tem muitas maneiras de se informar. Quando decide comprar um produto, ele já pesquisou exaustivamente sobre características técnicas, preços, condições de pagamento e avaliações de outros consumidores. É ele quem comanda a sua própria busca, tendendo a desconfiar de tudo que é vendido como verdade absoluta.

Mas as empresas, preocupadas demais com o meio, se esquecem de elaborar a mensagem.

Como você quer que sua empresa seja percebida? Qual é a sensação que quer que ela cause no consumidor? Como você pode fazer o cliente se conectar com os valores da sua marca e continuar se relacionando com ela após ver o anúncio?

Tentar responder a perguntas como essas pode ajudar as marcas a criar mensagens atraentes e efetivas. Caso contrário, os anúncios se parecerão cada vez mais com discursos de vendedores mal treinados que não conseguem dizer nada além de “posso ajudar?”

Está na hora de valorizar a mensagem. Caso mantenham o discurso vazio, autoelogioso e unilateral na publicidade, as empresas continuarão levando para o mundo digital velhos erros praticados no relacionamento com os clientes nas lojas físicas.

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